terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mini Índice - técnica de TAINHA

Todos sabemos que estamos em tendência de baixa desde o topo histórico do Ibovespa em Junho. Operar contra a tendÊncia é muito perigoso. Ou seja, nesse momento comprar qualquer ativo que esteja em tendência de baixa é perda na certa (ou quase certa). Mas, como operar vendido?

Minha corretora não permite venda descoberto, o que fazer?

Uma opção disponibilizada por várias corretoras é operar mini-contratos e entre eles os mini-contratos do índice futuro (mini-índice). 
A operação de mini-contratos futuros permite a compra dos contratos e a venda deles com a mesma facilidade. Sem burocracias adicionais para venda. (É bem semelhante a venda descoberta que tantos gostariam de fazer e algumas corretoras não permitem.)

Uma técnica apresentada por um colega nosso (
nick name: Tainha) parece estar dando resultados positivos.

1) traçar uma MMS10 (média móvel simples) no gráfico do índice futuro;

2) construir um canal percentual (largura de 4% para cima e 4% para baixo sugerido por Tainha);

3) Analisar o gráfico por um tempo e verificar quando toca no canal superior e quando toca no canal inferior e quais os movimentos posteriores. Baseado nas suas observações, montem suas estratégias. 

Para outras informações sobre o mini-índice, siga os links abaixo.


Deixem seus comentários para podermos aprender juntos e melhorarmos nosso modo de operar.

Bons trades e ÓTIMOS lucros a todos!

6 comentários:

Kergi Neto disse...

Olá DMNE. O custo pelo vi no fórum do banif para operar os mini-contratos é mais baixo que a taxa de corretagem normal, confere? Você acha necessário o acompanhamento diário do indice ou pode ser feito de forma semanal, digamos. Pra quem não tem tempo de acompanhar o pregão e só tem a plataforma do banif (sem gráficos). Abraço!

Tato Perazzolo disse...

DMNE, parabéns pela iniciativa. Estava precisando de informações sobre mini-contratos.
Você está usando qual serviço para visulização de gráficos dos mini?

DMNE disse...

Eu não acredito que acompanhar semanalmente seja uma boa. Melhor olhar todos os dias. De preferencia olhar durante o pregão também. 5 minutos podem render algum dinheiro se ver que deve inverter o lado do jogo (comprado para vendido ou vice-versa).

Se for fazer "swing" com o mini-índice, eu recomendo cautela e pouco capital. Muito arriscado. SEMPRE com stop loss (ou start compra no caso de estar vendido).

Se operar 1 vez por dia, colocaria como alvo de saída ganho de 300 a 500 pontos. Sem exageros para não perder a chance de ganhar.

Mas, eu acredito que o bom para mini-índice seja operar na venda quando a tendência de baixa primária se instala, e ir ajustando o stop loss a cada dia.

Ou operar comprado quando a tendência de alta inicia com força. Ajuste de stop loss todos os dias é imprescindível.

Enquanto o mercado está se definindo, não é prudente tomar posição comprada ou vendida. Única forma que enxergo de ganhar é fazer Day Trade (operar no intraday).

Anônimo disse...

Olá,
como faço para colocar um canal ?

Aguardo resposta,

Obrigado.

Unknown disse...

Jordão, me mande um email para este endereço: paulo.roberto314@terra.com.br

Isabela disse...

Estou tentando operar day trade com o mini-índice...vc poderia me informar quais os períodos de gráficos que vc utiliza? esta estratégia do tainha que vc comentou pode ser melhor aproveitada em gráfico de que período??