sexta-feira, 5 de setembro de 2008

GAP de baixa.... porque gaps são importantes


Vejam o que um gap pode causar. 

Anotei no gráfico 3
gaps de baixa na PETR4. Vejam que desde junho o OBV está indicando tendência de baixa. Ameaçou subir, mas esse último gap derrubou tudo novamente. 

Hoje (05-Set-08) abrimos outro gap. Será que será de exaustão, ou seja, o último suspiro dos vendidos? Ou será de continuação confirmando a tendência de baixa?

Quando a queda terminará de verdade? Até onde os preços cairão?

Temos que esperar a resposta durante o dia e ao encerrar o pregão. Mas, passar o fim de semana comprado em PETR4... nem pensar. Deixemos 2a feira o mercado mostrar para que lado irá. 

A resposta não está nos gráficos. Está nos investidores. No coletivo que analisa as conjunturas complexas e tiram suas conclusões. 

E nós? 

Devemos seguir as conclusões que eles chegaram. Quando vermos uma tendência, devemos seguir. 

E o PÂNICO que controlamos a uma ou 2 semanas atrás? Vencemos o pânico e o efeito manada. Mas, não subiu e quem saiu no pânico se deu bem. 

Analise suas estratégias, os objetivos, se precisará do dinheiro para mês que vem, se tem dívidas para pagar. Reinicie sua poupança e quando o mercado for de alta, entre novamente aos poucos posicionando o stope loss corretamente.

Se souber operar mini-índices, opere principalmente na venda. Não esqueça de posicionar o stop loss. Sempre existe a possibilidade da reversão ocorrer.

Nenhum comentário: