terça-feira, 23 de setembro de 2008

COMO IDENTIFICAR A TENDÊNCIAS DOS PREÇOS

A partir dos gráficos, podemos tirar muitas informações que nos auxiliarão a definir estratégias de investimentos. Em primeiro lugar, precisamos saber qual a tendência que o ativo (ação) está. Ou seja, precisamos saber se os preços estão em tendência de alta, de baixa ou sem tendência definida.

Existem apenas 3 tendências: de alta, de baixa ou de lado (sem tendência definida).

É bem simples definir (ou descobrir) a tendência do papel. Basta observar os fundos e os topos. Se tivermos fundos e topos ascendentes, temos uma tendência de alta. Se tivermos fundos e topos descendentes, temos um tendência de baixa. Para facilitar a visualização usamos uma reta para unir os topos e outra reta para unir os fundos. Com as duas retas traçadas definimos um canal de tendência, e consideramos que os preços irão oscilar dentro desse canal e nossa estratégia deve ser compatível com a tendência do ativo que iremos negociar.



Podemos ver no gráfico semanal da Bematech (BEMA3), figura acima, um canal de baixa que durou até março de 2008 e em seguida um canal de alta de abril até junho de 2008.

Procure em outros gráficos identificar por conta própria canais de alta e canais de baixa. É um excelente exercício. Faça em gráfico de ativos que já fez trades e verifique se entrou e saiu em local apropriado.



Nesse exemplo com o gráfico semanal da Souza Cruz ON (CRUZ3), após uma tendência de alta o ativo entrou num canal sem tendência definida. Dizemos que está andando de lado.

Nenhum comentário: