sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sadia, essa queda de -35% não era prevista, mas...

Ninguém poderia imaginar que a SADIA (SDIA4) iria encerrar uma operação cambial com prejuízo de $700mi. Isso que não estava computado no balanço como prejuízo, causou uma fuga dos investidores vendendo os ativos a qualquer preço e derrubando mais de 30% o valor das ações. Não acredito que os fundamentos da empresa mudem, fica apenas um prejuízo registrado, mas as vendas continuarão, lançamento de novos produtos, volume fabricado, etc. Talvez por causa do câmbio estar desvalorizando o real, e a economia desacelerando, as exportações podem recuar mas o câmbio pode compensar a diminuição de vendas externas.

MAS, olhando os gráficos da SDIA4, o que vemos?

(retirei o candle de 26-set para não distorecer o gráfico)
Até ontem olhando o gráfico semanal, temos um OCO meio torto que foi rompido. Um objetivo desse seria a faixa entre $6.50 e $7.50 onde pode achar algum suporte. Após o rompimento, fez um martelo (de Thor) de grande amplitude indicando uma possível reversão na semana seguinte, o que não ocorreu, e na última semana um candle horroroso de baixa invalidando qualquer possibilidade de alta. As medias EMA9 e EMA21 estavam cruzadas para baixo indicando tendência de baixa (simples assim identificar a tendência). E o OBV indicando baixa, não havia divergência.
Já no gráfico diário, tracei uma longa linha de tendência primária de alta, que foi rompida junto com o OCO. As EMA9 e EMA 21 já estavam cruzadas para baixo desde o segundo ombro do OCO, e nesse mesmo ombro tivemos um topo duplo mostrando a resistência que tem nesse ponto.
No gráfico com zoom diario, vemos o canal de tendência terciaria de baixa que Sadia está trabalhando. Apesar de estar na base do canal, o canlde não era de reversão, não havia divergências e o volume estava aumentando junto com a queda. Isso é sinal de continuação.
Sorry para os comprados!

Façam esse exercício de imprimir o gráfico (no papel ou eletronicamente para economizar tinta da printer) anotando um texto com os motivos que levaram a comprar ou vender.

Anote também os pontos de stop loss e gain para sair.

Após encerrar o trade, verifique os acertos e erros, e ajuste a estratégia. Coloque aqui nos comentários para discutirmos erros/acertos.

Todos cometemos erros. Importante é aprender com o dos outros mais do que com o próprio dinheiro.

Comprar a esmo e colocar stop loss, não é estratégia não!

Nesse caso da Sadia, não tinha stop loss possível de segurar. Foi perda na certa! Quem viu, consegui sair nos -25% quem estava posicionado olhando o grafico semanal, verá nesse final de semana que perdeu mais de 30% apenas hoje.

Ficará a duvida de todos os comprados. Cai mais? Devo vender? Dará um repique para eu sair com dignidade com -20%?

Os de fora estão pensando... vou entrar no repique!

E se esse repique não vier? Melhor assistir e buscar outro papel. Vamos estudar os fundamentos das empresas. Hora de vasculhar os balancetes dos ativos que temos em carteira para ter certeza que não estão corrompidos de alguma forma.

3 comentários:

Unknown disse...

Fala DMNE, tranquilo?
Queria saber se vc pode me ajudar com uma dúvida sobre EMAs!
Opero com 2 gráficos pra cada ativo, um diário e um de 5 min.
No diário uso duas EMAs, 21 e 80 períodos (equivalente a + ou - um mês e 4 meses de negociação).
No graf de 5 min, uso uma EMA de 84 (equivalente a 1 dia de negociação) e uma MA de 12 (equivalente a 1 hora de negociação).
Faço mais day trades e swings de 4 ou 5 dias.
A idéia de usar uma MA no graf de 5 min, e não EMA, peguei num post do 1% (se me lembro bem ele dizia que a EMA em períodos curtos sobre uma certa distorcida).
Vc acha que estes valores/conceitos de períodos fazem algum sentido?
Valeu e abração.
Fabricio

DMNE disse...

Sobre as EMA e SMA (exponencial e simples), elas tem a mesma função e a escolha de uma ou outra depende do gosto do trader. Eu prefiro as EMA, o 1% prefere as SMA. Coloque em seu gráfico uma e outra e veja a diferença que existe e qual se adapta melhor ao ativo ou ao período gráfico que está usando.
Com relação a day trade, usar uma média muito longa causa distorção. Por exemplo, usar uma média de 21 períodos no gráfico 5 min, você terá que esperar 21 candles de 5 min (105 min) para poder ver o valor correto devido a gaps (ou saltos) que costumam ocorrer na abertura do pregão. Ver mais...

Unknown disse...

dmne,

Não tá dando pra ver os gráficos, baixíssima resolução. tirando isso, o conteúdo está ótimo.

Abs,

rpacheco