sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mini Índice - perguntas e respostas

1) qual o link para ver as datas de vencimento dos mini contratos?

R.: link da BM&F

hthttp://www.bmf.com.br/portal/pages/boletim1/bd_manual/calendarioMercadosFinanceiros1.asp

2) quais os contratos autorizados (ou as séries futuras)

R.: Vencimento em todos os meses pares (para o Ibovespa);

3) como escolher qual contrato negociar? (caso possa escolher o desse mes ou o do mes seguinte) Qual o criterio para ajudar ma escolha?

R.: O melhor contrato para se negociar é o que vai vencer mais próximo. O vencimento se dá de 2 em 2 meses.
Então agora (Ago-2008) o Q (WINQ08) vai ir para V (WINV08).
Mas ainda é melhor negociar o Q pois o V não tem tanta liquidez.
O melhor contrato é sempre o de maior liquidez.

4) os contratos viram pó no vencimento? ou melhor, preciso liquidar posição, isso significa recomprar o vendido e vender o comprado?
a. se eu estiver comprado eu PERCO a grana e fico com zero reais (R$0.00) ?
b. se estiver vendido eu saio no lucro (como em lançamento de opções)?
c. se chegar na vespera do vencimento, não é arriscado ninguem querer
comprar minha posição, afinal vai virar pó mesmo...


R.: Os contratos não viram pó. São liquidados compulsoriamente pelo Ibovespa (Futuro) de fechamento daquele dia (do vencimento) - quem tá comprado vende, quem tá vendido compra - todos pelo mesmo preço final - e não precisa nem mandar a ordem.
Se preferir "escolher" o preço, pode fechar a posição no mercado antes do final do pregão;

Nota: As respostas para os itens a), b) e c) são: NÃO, já que os contratos não viram pó.

5) Se encerrar o dia comprado e o mini índice ter subido 2% após a compra, ele é liquidado ao final do dia? E se no dia seguinte vender o mini indice liquidando minha posição com mais 1% de valorização, terei os 3% de valorização na minha conta?

R. : se subir 2% em um dia e 1% no dia seguinte, você ganha os 3%, mas os ajustes são diários. No final do primeiro dia, entra na tua conta em dinheiro real o valor ganho no primeiro dia, com liquidação em D+1. No final do segundo, entra o do segundo dia.


Lógica da negociação:

Quando você opera futuro (mini índice), você não está, na verdade, comprando nada, nem vendendo nada. O “ativo” que está comprando é o contrato e pode estar em alta ou em baixa, conforme a tendência você compra ou vende.

A negociação de contratos é fechada todo dia. Você paga ou recebe todo dia (ajuste).

Se não zerar, a negociação é levada e continua no dia seguinte.

Nesse caso, vale o preço de fechamento anterior contra o preço de fechamento atual. Os ajustes são feitos ao final do pregão com o valor de fechamento. Quem seguiu na direção acertada (compra em tendência de alta e venda na tendência de baixa) ganha, o outro perde. No dia seguinte, repete. Até você zerar (perder todo o dinheiro) ou chegar o vencimento.

Quando você compra o futuro, você não paga por ele, sabia?
Exemplo: se comprou a 58.000, e o fechamento (ajuste) foi 58.000, não entra nem sai dinheiro! Por isso não vira pó. Só se paga/recebe a diferença, nunca o principal. Todos os dias, até o vencimento. E a margem que você depositou volta pra sua conta.

2 comentários:

Rita Fazio disse...

Olá DMNE, parabéns pela sua exlicação sobre mini índice, eu estou em busca de materiais para o aprendizado, e com essa sua iniciativa de dispôr do seu tempo para nos orientar só me resta agradecer e muito, pois acredito que vocês não tem noção do quanto sao importantes na vida dos novatos como eu. Que Deus te ilumine muito e sempre por ajudar aos que necessitam de esclarecimentos.
A maioria não divide os conhecimentos, só os grandes de alma.
Muito Obrigada,
Abraços
Rita Fazio

Unknown disse...

Olá DMNE, eu ouvi dizer que uma das vantagens de operar na BMF eh poder usar o dinheiro que ja está numa aplicação para realizar as "apostas" da BMF. Porém na Banif pelo que eu percebi até agora, na conta garantia eu so posso depositar dinheiro e nao aplicação. Pode me esclarecer esse assunto?
obrigado