sexta-feira, 8 de maio de 2009

Stop Loss pra quê?

Para responder essa pergunta, uma estória contada (por Stephen Shapiro) pode ilustrar e definir mais do que muitas palavras difícies. A estória foi usada sobre o assunto inovação dentro das empresas e eu adaptei para o mercado de ações:

Dois amigos estavam caminhando nas montanhas do Canadá quando ao chegarem numa clareira se depararam com um urso enorme e faminto, que com certeza identificou os dois amigos como uma possível alternativa para o cardápio daquela noite.

urso a

Os companheiros olharam um para o outro e se perguntaram: “O que faremos? Como proceder?”

(não é isso que fazemos costumeiramente em trades mal planejados e/ou mal executados diante de situações inesperadas e adversas?)

Um dos amigos  sentou tranquilamente sobre uma rocha, descarregou sua mochila, tirou suas botas de caminhada e vestiu seu calçado de corrida. O outro companheiro vendo a situação disse: “Você não acredita que conseguirá escapar desse urso correndo pelo meio dessa floresta, acredita? Isso é algum tipo de piada, certo?” E o amigo logo respondeu: “Se eu conseguirei não tenho certeza. Mas, que serei mais rápido do que você com sua mochila e suas botas serei!”, e saiu em disparada em direção à floresta.

Na prática, o uso do Stop Loss é para prevenir que ocorrências não planejadas estraguem um trade perfeito. Nós traders não pretendemos vencer o “urso” na corrida, muitas vezes até tomamos uma mordida aqui ou ali, mas se conseguirmos escapar das garras do urso podemos nos dar por vencedores. No caso dessa parábola, se conseguirmos ser mais rápidos que outros investidores já será o suficiente para não pagar a conta da festa.

Essa preocupação e busca de posicionar a proteção no local mais adequado deve ser feita de forma diligente e constante, a cada dia e todos os dias, a cada trade e em todos os trades, para nunca nos desviarmos do objetivo de estarmos aumentando a nossa curva de capital. O mercado se modifica todos os dias e não é possível para ninguém conhecer o futuro movimento do mercado. Única coisa que nos resta é nos proteger, ou melhor, correr para fora do trade errado.

Se falharmos em fazer isso seremos descartados pelo mercado da mesma forma que um guardanapo usado após limpar uma boca suja de molho de tomate é lançado à lixeira. Temos que estar sempre um passo à frente do mercado.

(Referência: http://www.steveshapiro.com)

Um comentário:

Anônimo disse...

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