quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Trade Perfeito, ou seria sorte? (parte 2)

Seguindo a disciplina do bom trader, aguardando os candles do dia terminarem de formar para analisar um bom swing, cheguei em casa e fui ver como ficaram e quais oportunidades teria para entrar durante o after market.

Após percorrer os vários ativos em minha lista de varredura diária, encontrei uma oportunidade em BTOW3. Havia caido bastante durante o dia e não havi o porquê de não subir novamente um pouco.

Procurei uma boa oportunidade de compra no livro de ofertas. Por ter demorado um pouco para chegar em casa após o dia de trabalho fora, o tempo do after market estava se esgotando. Posiconei a ordem de compra, tentando pechinchar. Não consegui comprar, os preços subiram e fiquei de fora.

Para não dormir sem um trade, entrei na segunda opção de minha análise PETR4 (por que teria sido a 2a opção? Não sei dizer.)

Eram 18h58.

As médias alinhadas numa tendência de alta, fundos e topos de AT clássica, retorno até a média deixando candle de reversão. Mais do que depressa, lutando contra o relógio, posicionei uma ordem de compra ao valor que com certeza entraria na compra.

Relógio marcava 18h59. Coração batendo forte.. tum, tum, tum, tum,… respiração saindo do compasso normal.

Sem pechinchar. Enviei a ordem. Eram 18h59’25”
Será que foi? Tum, tum, tum, tum… respiração já estava presa. Nem sei se estava respirando nos minutos anteriores. (NOTA: se você sofre esse tipo de problemas ao enviar ordens, eu recomendo um balão de oxigênio ao lado do computador e um monitor cardíaco conectado com um médico de sua confiança.)

Ordem enviada. Já podia respirar tranquilo. Tum, tum, tum, tum… coisa nenhuma!! E a confirmação?? E agora? Comprei? Cadêminha ordem no livro de ofertas? Ufa, apareceu… tum, tum, tum, tum…(perceberam que consigo pensar mesmo sem respirar?)

Nada mais poderia ser feito. Relógio marcando 18h59’57”
Tum, tUm, tuM, TuM, tUM, (faltou alguma combinação?) coração totalmente descompassado. Já estava pensando por que não tinha conseguido comprar a BTOW3 e isso não teria ocorrido.
A ordem sumiu do livro. Será que foi cancelada? Será pau do Megabolsa? Acabou o tempo do after market? Foi isso! O livro parou de movimentar. Ultima ordem já havia sido executada. Fiquei fora do trade. TUM, TUM, TUM, TUM (batidas amplificadas, tenho um arquivo WAV com batidas do coração que assume o barulho assim que o meu pára de bater).
Olhei no book de negócios para ver os negócios realizados no dia e encontrei minha ordem de compra como sendo a última do dia. Ufa. Desliquei o player e deixei o coração assumir o ritmo novamente.

petr4 tupi

Posicionei o Stop Loss na minima do candle de reversão e fui dormir tranquilo o sono dos comprados. Minha ordem foi executada e no segundo seguinte o After Market encerrou suas atividades. Quase fico fora do trade.

Dia seguinte, segui para trabalho, entrei logo pela manhã em uma reunião com um bigshot internacional, e fiquei preso até as 13h sem nem poder acompanhar o mercado.

Telefone tocou, era meu operador predileto me avisando que o trade que eu havia acabado de entrar estava bombando.

“- Seu Marcio, PETR4 já está valorizando bastante. O que quer que eu faça?”

“- Qual o motivo da alta?” -  perguntei eu… fiquei sem respota. (Eu estava deconectado da internet, estava cochichando ao telefone e não pude investigar o porque da alta.)

Pensei comigo: já está bom demais para um trade de algumas horas.
“- Pode vender a mercado tudo! Depois verifico o que está ocorrendo, mas não perco a oportunidade de ganhar essa moleza.” Afinal, nem todos os dias estão dando dinheiro na bolsa. Quando dão, precisamos pegar.”

Durante o período da tarde investiguei o caso. Petrobrás havia anunciado a descoberta do maior poço já encontrado, o poço Tupi. Naquele dia eu sai cedo do trade e assisti uma super alta nas ações da PETR4. Dia seguinte, abriu com um super gap de alta e logo recuou tudo. Dessa vez eu estava fora sem correr o risco de amargar mais de mês para ver o ativo se valorizar.

Esse sim foi o trade perfeito. Mas, e como ficou a BTOW3?

btow3 tupi

Ao olhar os gráficos naquela noite do dia 08-nov-2007, verifiquei que a BTOW3 seria o pior trade de todos que eu poderia ter escolhido. O momento de comprar era errado. Eu fiquei de fora por pouco. Quase comprei, apenas não comprei por que não consegui pechinchar o suficiente. Se tivesse entrado, no primeiro dia do trade eu teria perdido –8% (um candle de baixa de 8%, feio que dói!) e entrou em tendência de baixa. Caiu de R$89,40 até R$81,60 e a baixa fez um fundo em R$74,50, recuperou num pull back e foi buscar os R$60.

Mas, tornando ao principal, a escolha de PETR4 foi perfeita, certo?

Ou será que foi pura sorte?? Eu fico com a segunda alternativa.

Pelo menos pude analisar o quase trade errado da BTOW3 e ver que sinais errados e o que estaria me levando a tomar tal decisão e com isso aprendi mais um pouco e evitei problemas futuros.

Bom investimento a todos!

Nenhum comentário: