quinta-feira, 12 de março de 2009

Vendas com Stop ou Stop-Móvel

Vendas com Stop ou   Stop-Móvel
(by UPC Fishing)

 Uma vez que o operador entre em  um ativo , supondo que tenha entrado no fundo de um canal com amplitude de  RS 4,00  aproximadamente.

 Considere o gráfico abaixo , BBAS3 diário ,as linhas horizontais definiriam o canal e sua compra foi após um Harami confirmado.

Sua compra foi em $12,00

 O seu stop-loss seria na linha  inferior do canal , tipo $11,00

Para aumentar a probabilidade da venda ser executada caso atingido seu limite de perda , alguns centavos entre o preço loss e o preço de venda são necessários , então quando o preço cair até $10,90 a sua oferta de venda deve ser lançada a $10,80

 Com isso você está definindo uma das pontas da  operação.

 Em uma operação simples de venda com stop, seria definido a  proximidade da linha superior do canal como stop gain, tipo $16,00  .

 Sua venda gain seria então ajustada para quando o preço chegar a $15,90  a ordem fosse disparada a $15,80

 Nesse ponto temos:

preço loss: $10,90

preço venda (loss) : $10,80

 .......

 preço gain: $15,90

preço venda (gain): $15,80

 mas ....

 Como sabemos que o target não somos nós que definimos, e sim o próprio mercado, então devemos lidar com a possibilidade do preço subir até a metade do caminho e cair, sem atingir o nosso GAIN  presumido pelo gráfico.

 É nesse ponto que entra o stop-móvel (ou trailing stop)

Um mecanismo  que vai subindo o preço loss à medida que o preço do ativo progride .

 Definimos com o parametro "início do movel"  o ponto onde uma vez atingido o preço, o mecanismo vai começar a subir o stop-loss na mesma razão numérica do ativo (ou índice), pode ser 1 tick, 5 ticks , 10 ticks , etc

 Então nesse caso, comprado a $12  e colocando o início do móvel em $13  estaremos criando uma janela  movél  entre $13,00 e  $10,90   ($2,10 de variação para o preço  flutuar  sem disparar o loss)

 Um erro comum é o pessoal deixar essa janela muito "rasa", colocando no parametro ajuste inicial um valor alto que dê pouco espaço para a oscilação do preço durante a tendência em andamento.

 Exemplo, nesse caso ao colocar um ajuste inicial de $1,00  deixaria uma pequena janela (mostrada no gráfico) de apenas $1,10 para o preço oscilar. Então acontece do sujeito ser stopado  e o papel continuar subindo.

 Assim uma sugestão seria tratar com cuidado esse parâmetro, avaliando previamente a variação intraday ou outros fatores de volatilidade NAQUELE ativo para mexer no ajuste inicial, pois em alguns casos pode deixar ele em zero mesmo .

 Fica entendido que à medida que o preço empurra a borda superior da janela, a borda inferior (loss) também vai subindo com seus 2 valores, o preço loss e o preço de venda loss ma mesma proporção em que foram setados.

O preço recuando dentro da janela até a margem inferior, será lançada  a ordem .

 Na margem superior do canal temos o stop-gain  que uma vez atingido fará a venda pelo lado de cima da janela que estará tocando o Gain.

 Pode acontecer também de o papel chegar ao limite do canal com motivo suficiente para continuar subindo, mas mesmo assim a sua ordem foi para vender naquele target e o sistema  vai executar .

 Nos casos de "ganância crônica", a pessoa coloca um gain acima de uma linha de resistência nítida e o preço chega perto e recua para executar a ordem na margem inferior.

 Uma boa análise dos pontos e S/R (suporte e resistência) e da variação intraday  é fundamental para evitar "violinadas" desnecessárias .

Nenhum comentário: