Você não precisa se dedicar para conseguir um sistema de operação (trading system) infalível. Não irá conseguir. Sempre haverá falhas.
Apenas precisa ter um sistema que funcione e empregar um bom gerenciamento de risco.
Esse gerenciamento de risco deve responder à pergunta: Quanto estou colocando em risco numa operação em comparação com o lucro esperado para aceitar esse risco?
Você dessa forma avalia quanto investir e quanto está disposto a perder caso a operação saia errado, contrária ao que o seu sistema de operação indicou, para cada operação.
Dessa forma, o princípio básico de gerenciamento de capital é o gerenciamento de risco.
Abrir novas posições (sejam compradas ou vendidas) com cobertura de risco é fundamental para o sucesso, ou para o investidor de sucesso. Em outras palavras, gerencie o risco primeiramente e os lucros irão ocorrer quando seu sistema acertar. Você limita as perdas quando o sistema não funciona e lucra quando funciona. Essa fórmula é o Holly Graal que todos buscam no mercado de renda variável.
É incrível como essa disciplina (gerenciar o risco a cada trade) pode melhorar a lucratividade geral de seu sistema. Depois de algum tempo, essa técnica pode melhorar seus resultados exponencialmente (a famosa conta de juros compostos que atrai a todos para renda variável).
4 comentários:
Amigo, vi seu post no forum BANIF sobre mini contratos. Onde posso encontrar este material? obrigado e parabéns pelo blog.
procure aqui no blog sobre mini, mini-contrato, mini-indice, mini indice...
Ou navegue em postagens anteriores.
A busca é no canto superior esquerdo:
Basta copiar e colar esse link abaixo no seu browser.
http://dmne.blogspot.com/search?q=mini
DMNE,
No blog da Banif o 1% falou em divulgar aqui a operação do índice full via home broker. Vc já tem esta informação aqui no seu blog?
Obrigado.
Postar um comentário