terça-feira, 31 de março de 2009

4 Dias de ALTA e abrir venda para 1% de lucro


IMPORTANTE: cada trader deve validar a própria estratégia de acordo com sua aceitação aos riscos envolvidos e ao volume do capital investido no trade.

4 Dias de ALTA e abrir venda para 1% de lucro

Aqui tem um exemplo de estratégia que considera 4 dias de alta (2% ou mais de alta). Ou após o 3o dia de alta, se subir 2% no último dia (4o dia) será muito impressionante. Os preços devem estar acima da méida movél de referência.

(uma variação é observar o índice Bovespa e operar um ativo que faz parte do índice)

A estratégia considera que o investidor após encontrar o setup descrito acima, faça um aluguel de ações e se posicione VENDIDO ao final do pregão, ou no after market.

Teoricamente, um salto desses (2%) no 4o dia seria um convite muito grande para os posicionados na compra (comprados) para realizarem algum lucro desfazendo algumas de suas posições logo na abertura ou pela manhã no pregão seguinte, dessa forma derrubando os preços (pelo menos um pouco).

Então, essa estratégia é de tomar 1% de lucro na venda do ativo e deve ser encerrada assim que o objetivo for alcançado. Deve ser colocado uma ordem de compra com o valor de 1% abaixo da venda executada (1% líquido, descontando as taxas de locação e corretagens, e etc) no 5o dia. Deve sair do trade no 5o dia. Caso o objetivo não tenha sido alcançado, o investidor deve encerrar a posição no leilão de abertura do 6o dia.

O gráfico observado deve estar no período diário.

NOTA1: estou apenas citando possíveis Trade Systems que devem ser simulados e validados por cada investidor. Deve ser verificado em qual tipo de ativo fica mais adequado, com qual liquidez mínima (número de negócios por dia), com qual volume financeiro negociado melhor se adequa). Análise estatística sobre uma base de dados grande é recomenda para dar “tranquilidade” ao trader que o sistema é robusto e confiável. Dará o grau de certeza que o sistema funciona.

NOTA2: Mesmo validado estatísticamente o sistema não funcionará (como nenhum sistema funcionará) 100% das vezes. Algumas, ou muitas vezes o trade será perdedor. Daí a responsabilidade do “dono do dinheiro” em testar e validar, e confiar no sistema.

(A Operação COnsultoria oferece curso e métodos de avaliar os sistemas de operação e validar estatísticamente. Vale a pena conferir. Se pelo site a informação não é clara, recomendo telefonar e conversar com o pessoal de lá e tirar as dúvidas sobre a metodologia.)

Nenhum comentário: