Com isso, o trader achou que estava dentro do trade quando não estava. Isso é até "aceitável" quando o trader não perde e não ganha dinheiro.
Mas, ouvi casos onde o trader quis encerrar uma posição vendida, pois o mercado deu sinais de virada para alta, e o mini contrato do índice não foi comprado (zerando posição) como indicado pelo site da corretora. E isso causou problemas para o trader uma vez que o trade que ele havia iniciado não foi encerrado na hora correta e se tornou um trade perdedor.
Caso isso aconteça com você, guarde toda a documentação referente às ordens enviadas, confirmações de envio (por email), impressão da tela do site da corretora (print screen) mostrando o saldo e a custódia, e reclame com todos que puder. Ligue no atendimento da corretora, ligue para a BM&F e fale com o onbudsman, envie email para BM&F, para a CVM, para o ministro da fazenda, para o Ben Bernake, para o Alan Greenspan, etc.
Será bem difícil reverter o prejuízo.
Dizem que isso é um problema do sistema da BM&F e que com a Bovespa é diferente e não ocorre isso. Vejo muitas reclamações sobre isso, mas quase nenhuma onde a Bovespa seja envolvida (com compra de ações e opções).
Acho que vale a pena iniciarmos um movimento de solicitar a modernização dos sistemas da BM&F para evitar que erros básicos como esse parem de ocorrer.
4 comentários:
DMNE, alguma notícia sobre compensação de perdas ou retorno por falha neste sistema? No fórum do Banif vários comentários sobre os problemas foram postados... Abraço
kerginaldo, não sei sobre compensação. A CVM deve cuidar de fazer com que a justiça seja feita e as perdas desde que responsabilizadas pela BM&F ou corretora sejam reparadas aos traders. Estou acompanhando um colega, mas ainda sem solução para o problema dele, e foi grande!
DMNE, o aplicativo que o colega do Banif disponibilizou está em:
www.carteiramovel.com.br
O endereço de contato dele está no portal.
DMNE,
Tive problema com a operação do índice, winz08. Relatei o caso à Ouvidoria da Banif e ao Ombudsman da Bovespa e recebi respostas contraditórias, sendo que a Banif aponta o sistema da BM&F como o responsável pelo problema, e a Bovespa aponta o sistema da Banif como o responsável.
Como até o momento sou o único prejudicado neste caso e pretendo buscar meus direitos nos canais apropriados, solicitei uma análise dos dois para responder qual efetivamente é o sistema gerador da falha, para que eu possa acionar corretamente a instituição responsável na BSM.
A Banif acaba de me enviar email dizendo que vai analisar mais seriamente o caso e me passa uma resposta em breve.
Te mantenho informado sobre a evolução. Acho importante os traders saberem que existe risco deste erro e o prejuízo pode ser grande. Tenho todos os comprovantes, inclusive email da Banif informando que minha ordem havia sido cancelada. Perdi no mínimo 2.2 mil reais com este erro destas instituições, mas vou acionar judicialmente para que eventuais problemas futuros sejam evitados. abraço.
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