segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ferramenta para análise de gráficos

Já testei várias plataformas gratuitas (e não gratuitas). Gosto muito do Metastock por ter vários indicadores gráficos e por ser possível programar fórmulas novas, mas no final fico com as fórmulas já existentes por servirem aos meus propósitos.

O site ADVFN possui uma ferramenta para análise técnica que gosto principalmente pelo fato de ser realtime nos gráficos intraday, porém não podemos usá-lo off line, é preciso estar conectado para baixar o applet Java e rodar.

O Yahoo também tem um interessante, porém não é realtime, mas tem um help bom e tutoriais para aprender sobre análise gráfica.

Agora, a Operação Consultoria (www.operacaoconsultoria.com.br) lançou uma ferramenta que funciona off line e por ser gratuita aos investidores não profissionais do mercado (ou seja, nós) onde podemos instalar nos computadores de nossas empresas sem estarmos ferindo políticas de uso de software não originais ou legalizados.

O mais interessante sobre essa ferramenta é a facilidade de uso e por usar a base de dados que já possuímos do Metastock (mesmo formato) não precisamos a nos adaptar a uma nova base de dados, basta direcionar para o diretório que já possuímos nossa base de dados.

Para quem preferir usar o Metastock que já está acostumado, pode usar o GRAPHER O.C. para atualizar a base de dados. Com apenas um clique em "atualizar", o GrpaherOC busca o arquivo de atualização diária no site da Bovespa e converte para o formato Metastock, sem a necessidade de rodar o "The Downloader.

Um tutorial em vídeo dá um belo Jumps Start para podermos iniciar o uso da ferramenta. Como sabem sou adepto do método KISS (Keep It Simple S...) e a ferramenta da Operação Consultoria oferece estudos gráficos básicos que atendem a necessidade de 95% ou mais dos investidores. Quem sabe essa ferramenta não evolui e permite de forma simples (ou seguindo o padrão de programação do Metastock) inserirmos nossas próprias fórmulas e assim termos um pouco mais de flexibilidade nas nossas análises e indicadores escolhidos.

Experimentem e deixem suas sugestões de melhoria, ou "bugs" encontrados nos comentários para que os programadores possam evoluir na ferramenta.

Acessem o link para baixar gratuitamente e começarem a usar. Podem passar o link para seus amigos e divulgarem a outros.
http://www.operacaoconsultoria.com.br/grapherOC.asp

Para assistir a uma demonstração: http://www.operacaoconsultoria.com.br/video_gratis.asp?id_video=1003

Exemplo de gráfico gerado:

3 comentários:

TGMoura disse...

Olá DMNE,

Gostei muito da ferramenta por ser off-line e muito prática, rápida!
Apenas curiosidade, mas acaso você trabalha no desenvolvimento dessa ferramenta?

Ótima iniciativa!

DMNE disse...

Obrigado pelo elogio. Passarei ao desenvolvedor.

Eu não sou programador desse nivel não. Para mim JAVA não passa de café! :D

Quem fez foi o próprio pessoal da Operaçãp Consultoria, para poderem usar nos cursos que dão e deixar para os alunos se iniciarem após os cursos. Muitos aprendem as técnicas e depois não tem uma ferramenta como o Metastock para poder analisar os gráficos. Ou precisam arrumar de alguma forma a versão "back up" do Metastock :-)
Se olhar, verá que tem a agenda dos cursos deles atualizada a cada vez que abre o Grapher no canto inferior direito.
No site deles (se você cadastrou) é possível deixar suas sugestões e comentários no forum no item relacionado a essa ferramenta.

Abraço e bons trades!

Unknown disse...

Oi DMNE ,

Eu peguei o programa , mas ainda não fiz o cadastro , fiquei com medo de colocar meus dados lá .
Você conhece o pessoal da Operação Consultoria ? Posso confiar ?

Valeu Obrigado ,

José Renato.