quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Como traçar linhas de tendência?

Me perguntaram:

Dúvida de AT: As LTA e LTBs devem ser traçadas unindo os preços de fechamento ou as máximas? Qual seria a diferença?
Estou perguntando pois utilizo com os fechamentos...

Existe muita discussão em torno disso. Também sobre usar as medias móveis simples ou exponenciais... (já tratamos em outra postagem do blog).

Muitos usam conectar os máximos e minimos dos candles por acreditarem que o preço chegou uma vez lá e isso é um marco!

Outros acreditam que se o candle fechou fora do mínimo/máximo é porque o mercado desconsiderou o preço mínimo/maximo, ou seja, considerou como algo não real.


(Nesse gráfico, a linha de tendência ainda não terminou e teremos pelo menos duas resistências ao aproximarmos das linhas traçadas.)

Não gosto de dizer qual é o certo, ou se uso apenas um ou outro (na verdade uso os 2).

O IMPORTANTE no meu modo de ver é quando conectar os máximos (ou mínimos) você verificar os rompimentos dessa linha e ser consistente com seu traçado gráfico. Se conectar os fechamentos (que é o que faria se usasse o gráfico de linhas ao invés de candles) deve verificar se seu gráfico respeita as linhas traçadas (consistência).
Se misturar pode dar tudo errado e não entender o que está fazendo.

NA PRÁTICA eu traço as linhas para tocar o maior número de pontos dos candles analisados... sejam esses pontos máximos/mínimos ou fechamentos. Alguns candles até são atravessados no meio (algumas vezes...).

É o estilo de cada grafista.

No gráfico tracei pelos máximos (dois primeiros círculos anotados) e atravessou vários candles e no final mostrou que a linha de tendência foi rompida com gap de alta. Parece fazer sentido.

Na figura abaixo, tracei por outros máximos, e a linha de tendência ainda não foi rompida. Podemos verificar que os prexos chegaram próximos da linha. Se usarmos como pontos de venda, poderíamos ter perdido a venda por nunca (ou quase nunca) ter chegado na linha. Por não ter rompido, teremos uma resistência nessa linha em breve.

Manter a consistência significa operar segundo seu gráfico. Quando chegar na resistência é hora de vender (não comprar!).

2 comentários:

Kergi Neto disse...

DMNE, uma dúvida, você postou um gráfico a pouco no banif traçando uma linha azul no gráfico https://forum.banifinvest.com.br/forums/get-attachment.asp?attachmentid=5197. Veja que aí você usou a abertura de um candle verde com a mínima de outros 2. A idéia foi pegar o máximo de pontos possíveis atingindo a reta? Valeu

Anônimo disse...

determining embedding dyspepsia procedural romano notorious valiyeri stem flag djrk race
semelokertes marchimundui