terça-feira, 9 de junho de 2009

Investir em opções não é loucura!

Muitos acreditam que investir em opções é o mesmo que apostar na loteria, comprar um bilhete da loteria federal, roleta de cassino, caça níqueis, etc…

Na minha modesta opnião é bem diferente disso. Quem acredita na lista acima é porque não conhece do que se tratam esses derivativos.

Se o investidor é capaz de analisar um ativo (por exemplo VALE5 ou PETR4) ele é bem capaz de concluir que o ativo está com maior tendência de subir do que cair (ou vice-versa). Pode ainda concluir que o ativo analisado está numa congestão e isso pode demorar um pouco para definir o rumo e dessa forma decide não comprar o ativo.

Se o intestidor entender como as opções funcionam, ele poderá facilmente decidir que pode comprar uma opção e aproveitar a alta do ativo, pode decidir fazer uma operação vendida se entender que o momento será de uma correção (queda) ou então aproveitar a “vida curta” da opção e abrir venda para ganhar o prêmio da opção.

Muitos se assustam quando falam nas “gregas” e correm das opções. Gregas não são um “bixo-papão” que mora em cima do telhado esperando a oportunidade de engolir o investidor (ou o dinheiro do investidor). Também não é verdade que apenas os grandes bancos e fundos são os que sabem ganhar com as opções.

Uma operação bem simples que muitos investidores são desencorajados de realizar é a compra de opções “à seco” como dizem por aí (naked buy).

Se o investidor costuma arriscar 1% ou 2% de seu capital em operações no mercado à vista, ele pode continuar com essa estratégia e controlar seu risco na operação de compra de opções.

Supondo que ele tenha o capital de R$100k, 2% correspondem a R$2k.
Isso significa que o investidor ao enXergar uma possível alta em PETR4 pode comprar uma opção de compra de PETR4 no dinheiro (por exemplo PETRF34 ou PETRF36) e deixar subir. Quando o ativo PETR4 atingir um ponto de resistencia ou formar uma figura de reversão, o investidor pode vender suas opções compradas e apurar o lucro.

Viu, não precisa ter medo. Uma operação simples com total controle de risco. Caso o trade vá para o lado errado e até o vencimento da série comprada não suba, o máximo que o investidor perderá serão os 2% que se comprometeu no trade.

IMPORTANTE: para os novos em opções eu recomendo um curso ou estudo por conta própria uma vez que as opções tem data de vencimento e valor de exercício. Se o investidor escolher a opção errada ou operar próximo ao dia do vencimento o investidor poderá perder seu capital por melhor análise que tenha feito. Mas, entendendo as datas de vencimento e os valores de exercício fica muito fácil de fazer essa operação e ter o risco muito bem controlado.

Se tiver dúvidas, coloque nos comentários que responderei em uma nova postagem sobre opções.

3 comentários:

Guzzi disse...

DMNE,

Boa noite, além de acompanhar seu fórum também participo do fórum da Banif, tenho aprendido mto com vc e com outros feras que fazem parte daquele fórum.

Mto bom e encorajador essa postagem sobre investimento, aproveitando tem como fazer novos posts sobre opções a seco? toda dica será bem vinda.

Desde já agradeço, Mto obrigado
Eliandro

DMNE disse...

Eliandro, estarei fazendo outros posts.

Obrigado pelo feedback.

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thank you on your information.