quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aversão ao risco de ganho vs. Aversão ao risco de perda

Um experimento esclarecedor:
Kahneman e Tversky afirmam que os investidores agem de forma diferente quando estão expostos a lucros e a perdas, sendo muito mais avessos a retornos negativos do que propensos a rendimentos positivos da mesma magnitude.
Em seu experimento clássico, os psicólogos apresentaram dois esquemas, sendo que os entrevistados deveriam escolher entre uma das duas possibilidades em cada um dos esquemas:

  • Esquema 1: um ganho de $ 3.000 com 100% de certeza ou 80% de probabilidade de um retorno positivo de $ 4.000.
  • Esquema 2: uma perda de $ 3.000 com 100% de certeza ou 80% de chance de um prejuízo de $ 4.000.

Resultados do experimento
No Esquema 1, a alternativa com certeza - ganho de $ 3.000 - foi preferida por 85% dos participantes do experimento. Embora a escolha mais frequente possua um retorno menor frente ao valor esperado da outra opção - $ 3.200 ($ 4.000 x 0,80) -, isto, por si, não representa uma das "anomalias" do mercado, pois apenas indica aversão ao risco.
Contudo, no Esquema 2, 92% dos entrevistados escolheram a opção com risco - ter um prejuízo de $ 4.000 com 80% de probabilidade -, refletindo a preferência por um caminho cujo valor esperado ($ -3.200) indicava uma perda maior. Ou seja, neste caso não há aversão ao risco.
Esclarecendo um pouco mais, as pessoas foram avessas ao risco quando expostas aos possíveis resultados positivos, e amantes do risco ao se depararem com uma situação de perda potencial. Daí se configura a anomalia.
Não há motivos racionais para ter preferências diferentes quando se trata de lucros ou prejuízos. Afinal, o prejuízo nada mais é do que um lucro negativo. (continua........)

(link para artigo completo: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=703696&path=/investimentos/acoes/ )

Isso explica porque muitas vezes trades que foram para o lado errado são mantidos a duras custas ($$), o investidor provavelmente analisou de forma errada e se submeteu ao risco grande de perda ao invés de se submeter ao risco grande de lucro.
Se conseguirmos ter a mentalidade de se arrisca para ganhar ao invés de se arriscar para perder teremos muito mais chances no mercado. Inclusive com operações de opções.

Bons trades!

2 comentários:

drzeferino disse...

Caro DMNE
Comento seu post, porque acho este assunto apaixonante.
Não consigo entender nem a a hipotese nem a conclusão. Para mim está incompleta a formulação.
Quando propõe uma alternativa de 80%, deveria dizer qual a outra possibilidade (20%), para aí termos uma idéia do risco.Não é?
Abrç. Zeferino

DMNE disse...

DrZeferino, obrigado pelo comentário.

Eu conhecia essa pesquisa publicada mas era um pouco diferente e ficava evidente que as pessoas estão mais dispostas a "pagar" para correr o risco de não perder do que pagar para correr o risco de ganhar.

O artigo do infomoney ficou confuso mesmo. Busquei no wikipedia e encontrei a teoria que deu base para o artigo... com cálculos matemáticos e tudo mais.

Escreverei novo post em breve traduzindo para linguagem corrente (sem fórmulas matemáticas) minha visão sobre o assunto.

http://en.wikipedia.org/wiki/Prospect_theory

Abraço!