domingo, 17 de agosto de 2008

Como traçar as retas


Devo ligar os candles pelo valor de fechamento?
Devo ligar os candles pelos pavios?
Afinal, por que devo ligar os candles com as retas?

Você pode ligar os candles de várias formas.
Em alguns gráficos elas dirão mais ligando os pavios dos candles.
Outros gráficos dirão mais ligando o preço de fechamento.

Eu conecto os candles usando as duas formas, fazendo as retas tocarem um maior número de candles possíveis, para dar a orientação de onde o valor do ativo está indo.

Faço isso para ter noção de que valores poderei considerar como resistência ou suporte. Ou então para poder dizer se a figura (triângulo, bandeira, retângulo, canal, etc) ou tendência serão rompidos e próximo de qual valor.

Nada no gráfico considero como verdade absoluta.

Tudo dá uma indicação de como a ação está se comportando e em qual direção devemos operar o papel. Isso aumenta as probabilidades de acertarmos no trade.

Acredito que isso explica porque atravesso candles com a reta, porque conecto nos pavios e porque conecto nos fechamentos dos candles para traçar as retas.

Anexei exemplo do BBAS3 diário com o canal traçado.

Dá para dizer qual a tendência do papel? Será que o gap deixado foi de fuga? Vale a pena entrar comprado no BBAS3 para semana que vem?

Apenas retas. Elas não dizem nada disso. Aí precisamos usar outros indicadores também e associar a análise fundamentalista. Dizem que o gap e alta de 6a feira (15-ago) foi apenas devido ao lucro anunciado.

Será que cai novamente?

Outras retas nesse gráfico mostram que existia um triângulo baixista, que foi rompido (para baixo). Agora a linha de rompimento é uma resistência que deve ser vencida por BBAS3 para poder subir. Eu ficaria fora desse trade por prudência. Tem tudo para subir, mas também tem tudo para cair.

Melhor opção? ESPERAR a definição.

Nenhum comentário: