quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mini indice - pegadinha de hoje


Me perguntaram sobre o mini indice, e como uma consolidação (tipo citada no livro do Barry Rudd) em cima do suporte, com indicadores sobrevendidos e furou no sentido contrário. Além de tudo teve um out-in nas banda inferior de Bollinger (2o cadle). Mas, ao invés de romper para baixo inverteu e subiu.

Boa pergunta, e iremos por partes:
1) No inicio do dia para o mini contrato futuro do índice, ainda estamos sem a referência do rumo do DJI pois o mercado americano ainda não abriu. A abertura aqui seguiu quase que continuando o fechamento de ontem. Ou seja, estavamos em queda no final do pregão de 31-mar e abrimos em queda em 01-abril. Então estamos em baixa.

2) As bandas de bollinger, servem como referência relativa de preços, pois ela é adaptativa. Não pode ser considerada como suporte ou resistência. O mais importante não foi o out-in que o movimento fez, e sim o candle que deixou.

3) Foram uma sequência de candles de reversão durante uma tendência de baixa. Mais sinalização que essa informando que está cansado de cair e pretende subir, é difícil. Para cair, costuma inverter rápido, para subir precisa de tempo para todos terem certeza que querem o mercado em alta.

4) Pelo oscilador estocástico estava sobrevendido (como foi dito na pergunta) e isso é outro sinal que quer subir. O indicador ROC cruzou a linha rapida com a lenta indicando compra. O valor do mini indice rompeu a média móvel de referência (ou a linha de tendência de baixa) e inverteu o movimento.

5) é isso que ficamos procurando durante o dia para executar o trade.

6) as resistências que estavam pelo caminho (médias móveis 21 e 55) foram ignoradas devido a força do movimento.

7) quem ficou fora deveria ter esperado uma oportunidade de entrar (ou forçar a entrada) e operar apenas na compra até que uma inversão clara surgisse para operar na venda.

8) Foi um movimento de alta clássico que quem pegou na virada comentada, posicionou o STOP LOSS (proteção) na mínima do dia e a cada fundo novo formado foi ajustando o stop loss para valor pouco abaixo desses fundos e não foi jogado para fora do trade hora nenhuma. 
Por prudência deveria ter encerrado o trade antes do encerramento para garantir o lucro gordo do dia de um trade único.

Fácil, não? Realmente não é fácil. Precisa disciplina e treino.

Ao pensar que o trade seguiria caindo, o trader mais afoito deve ter aberto venda no fundo (mínima do dia) e posicionado o START COMPRA (proteção) no valor da abertura do dia (open). 

Se o movimento foi contra o esperado, ele sairia da operação vendida e pelos indicadores entraria na compra na mesma hora. Perde
ria alguns pontinhos que seria recuperado em pouco tempo.

O Barry Rudd fala muito de padrões de consolidação e breaktrhough, mas sempre considera o gráfico de 5min. Para 15min precisa avaliar e ver o comportamento e tirar novas conclusões. Fica como tarefa de casa.

Abraço a todos!

3 comentários:

Kergi Neto disse...

Cara, obrigado pela resposta! :-) Realmente o ruddy fala em consolidação nos 5 minutos, acompanho também o de 5, mas às vezes não fica igual no livro hehehe Vou aprendendo... Valeu, abraço

Kergi Neto disse...

Só mais uma, você tem indicação de download da base intraday do mini índice no metastock?

DMNE disse...

Não. Uso a do BIDS mesmo. Para o Metastock apenas tenho diaria.

Verifique o Rudd nos 5min. Eu costumo encontrar muitos padrões que ele cita no mini indice.
Coloque a media 55 (a em amarelo no grafico) e verá o que ele diz sobre isso tambem acontecendo diversos dias.
Abraço! DMNE