quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Médias móveis Simples e Exponenciais. Qual usar?

Sobre as EMA e SMA (exponencial e simples), elas tem a mesma função e a escolha de uma ou outra depende do gosto do trader.

(Eu prefiro as EMAs em relação às SMAs. Normalmente uso a EMA9 e EMA21, às vezes a EMA50. Em gráficos intraday uso período de 5 min e EMA9 e EMA21.)


Para quem não sabe, as siglas possíveis são:
EMA - exponencial moving average,
SMA - simple moving average,
MME - média móvel exponencial,
MMS - média móvel simples.

O número na sequência indica o período que a média móvel é considerada. Ex.: MME9 significa a média móvel exponencial calculada com 9 períodos, ou 9 valores de fechamento de cada período ou candle.

Coloque em seu gráfico uma e outra e veja a diferença que existe e qual se adapta melhor ao ativo ou ao período gráfico que está usando.

Com relação a day trade, usar uma média muito longa causa distorção. Por exemplo, usar uma média de 21 períodos no gráfico 5 min, você terá que esperar 21 candles de 5 min
(105 min) para poder ver o valor correto devido a gaps (ou saltos) que costumam ocorrer na abertura do pregão.

Nos gráficos diários e semanais isso já não é um problema. Mas, no intraday que precisamos de respostas rápidas para agir, uma média de 50 períodos no intraday fica complicado.

Veja como uma EMA 50 se comporta no gráfico 5min. Nada significa para ajudar na tomada de decisão
.




Veja agora a comparação da SMA e EMA 12 no gráfico 5 min. As duas são bem próximas. Veja que com o gap de um dia para o outro a EMA perde o sentido até que o período considerado tenha passado (12 candles no dia 30-set). Antes disso você pode notar que o valor da EMA (em torno de $37) nada representa ao novo valor que o mercado está atribuindo ao ativo (em torno de $39). O valor da EMA (ou SMA) representam o valor do ativo após os 12 candles e nesse gráfico encostaram nos preços.

Para que usar a média? Elas basicamente representam a tendência do ativo. Preços acima da média estão em tendência de alta. Abaixo da média em tendência de baixa.

Quer usar uma média bem longa para saber na semana como estão os preços, qual a tendência dos preços... é melhor olhar o gráfico diário do ativo com uma média 21 ou média 9
(ou as duas) e verificar a tendência dos preços durante a semana e no mês.




Todos os indicadores que colocamos a nosso favor nos gráficos devem ter seus parâmetros ajustados para melhor representar a interpretação que damos ao indicador. Muitas vezes os softwares de análise técnica tem parâmetros aleatórios que nada significam e precisam ser ajustados pelos traders. Se o trader falhar em fazer esse ajuste, pode estar colocando em risco suas operações.
Importante tentar entender o que significam os indicadores e quais parâmetros são usados. Se não entender a construção do indicador. Prefira usar outro que entenda.

Que Tipo de Média Utilizar?
(artigo publicado em site especializado)

A resposta para esta pergunta não é simples.

Em seu livro "Techical Analysis Explained" Martin Pring apresenta dados estatísticos que mostram uma maior efetividade das médias aritméticas sobre as exponenciais no mercado acionário americano entre 1968 e 1987. Os critérios utilizados para esse estudo estão além do escopo deste artigo.

Alexander Elder, em seus clássicos "Trading for a Living" e "Come Into My Trading Room" defende o uso preferencial de médias exponenciais. O principal argumento apresentado por Elder é que a média simples é muito sensível às variações do mercado, pois seu valor recebe uma influência dupla quando um novo dado chega: a inclusão do novo preço e o descarte do mais antigo.
Em uma média exponencial o efeito dos preços antigos permanece e vai desparecendo com o tempo, além disso o dado mais recente possui um peso maior, fazendo com que a média reflita de maneira mais adequada o humor atual do mercado.

3 comentários:

Unknown disse...

Valeu Mestre!
Abração.

Rita Fazio disse...

Boa tarde, Marcio

Parabéns por estar mais uma vez dividindo sua experiência e conhecimento com os novatos, a cada dia, aprendo um pouco mais com você.
Obrigada

Rita Fazio

Kergi Neto disse...

Olá Marcio, pode me tirar uma dúvida do mini índice? :) O mini índice negocia o índice futuro do ibov, certo? Não entendo como é a lógica da operação. Digamos que o ibov esteja em 50.000 as 10h. Se eu acho que vai a 45.000 as 12h, qual a operação? o ibov é diferente do ibov futuro? Não sei se consegui ser claro na dúvida.