Existem várias formas de usar as bandas de Bollinger, abaixo algumas regras que servem como um ótimo ponto de partida.
1. As bandas de Bollinger fornecem uma definição relativa de ALTO e BAIXO.
2. Essa definição relativa pode ser usada para comparar ação do preço e indicador para chegar a uma decisão rigorosa de COMPRA e VENDA.
3. Indicadores apropriados podem ser derivados de momentum, volume, sentimento, posições abertas (não disponivel no brasil), dados-intra mercado, etc
4. Volatilidade e tendência já foram empregadas na construção das bandas de Bollinger, portanto o seu uso para confirmação da ação dos preços não é recomendada.
5. Os indicadores usados para confirmação não devem ser diretamente relacionados um ao outro. Dois indicadores da mesma categoria não aumentam a confirmação. Evite colinearidade.
6. As Bandas de Bollinger pode também ser usadas para esclarecer padrões de preços tipo "M" (ou topo duplo), e "W" (fundo duplo), mudança do momentum, etc
7. Preços podem, e irão, sair acima da banda superior e abaixo da banda inferior.
8. Preços que fecham fora das bandas (superior ou inferior) podem ser sinais de continuação, não sinais de reversão - como demonstrado pelo uso das bandas de Bollinger em alguns bem sucedidos sistemas de volatility-breakout (quebra de volatilidade).
9. O parâmetro default de 20 períodos para a média móvel e cálculo de desvio padrão, e 2 desvios padrão para a largura de banda são apenas isso, defaults. Os parâmetros necessários para qualquer mercado (ou tarefa) podem ser diferentes [e devem ser ajustados pelos operadores].
10. A média empregada não deve ser a melhor para os cruzamentos. Ao contrário, deve ser uma descrição do ponto médio da tendência.
11. Se a média é esticada, o número de desvios padrão deve ser aumentados simultaneamente. De 2 (em 20 períodos) para 2.1 (em 50 períodos). Da mesma forma, se a média é diminuída o número de desvios padrão deve ser reduzido. De 2 (em 20 períodos) para 1.9 (em 10 períodos).
12. As bandas de Bollinger são fundamentadas sobre a média móvel simples. Isso por que as médias móveis simples são usadas no cálculo do desvio padrão e devemos ser logicamente consistentes.
13. Tenha cuidado sobre fazer considerações estatísticas baseadas no uso do cálculo do desvio padrão na construção das bandas. O tamanho da amostra na maioria dos usos da banda de Bollinger é muito pequeno para significado estatístico e as distribuições são raramente distribuições normais (curva BELL, ou sino, ou gaussiana).
14. Indicadores podem ser normalizados com %b, eliminando limites fixos no processo.
15. Finalmente, marcadores das bandas são apenas isso, marcadores e não sinais. Um marcador para a banda superior NÃO é, nele propriamente, um sinal de venda. O marcador inferior NÃO é, ele propriamente,um sinal de compra.
(tradução livre por DMNE)
ref.: http://www.bollingerbands.com/
2 comentários:
Olá DMNE!
Estranho ninguém ter postado um comentário neste post. Será que ninguém confia nas BB.. ou serão muito complicadas?
Gostei da análise e utilidade.
Abraços
Richard, as pessoas usam as BB mas sem muito conhecimento sobre sua construção e portanto não usam em seu máximo potencial.
Ao estudar um indicador gráfico, percebemos as utilidades a cada trade que fazemos, ou movimentos que o mercado realiza. Aí vemos onde poderíamos ter tirado maior vantagem sobre o que o indicador estava mostrando.
Estudos já forma feitos por aí com muitos indicadores, e nenhum é muito melhor que o outro, apenas se adequam melhor ao ativo, ou commodity que o trader gosta de operar. Ou ao estilo do trader relacionado ao volume investido, período de análise gráfica, controle de risco, etc.
Obrigado por participar.
Postar um comentário