quarta-feira, 30 de julho de 2008

ADX - Como funciona esse sistema?

ADX – Average Directional Index
(trading system)


O sistema de trading básico do Movimento Direcional (seguidor de tendência) envolve plotar o +DI e –DI de 14 períodos, um sobre o outro na mesma janela.
Outros indicadores fazem parte desse sistema: CSI, ADX, ADXR

Posições devem ser tomadas, ou seja, compra, quando o +DI cruza acima do –DI (e vendas quando o +DI cai abaixo do –DI).
Essas regras simples são qualificadas como “regra do ponto extremo”. Essa regra é desenhada para previnir falsos sinais e o número de trades gerados.

A regra do ponto extremo necessita que seja observado o “preço extremo” no dia em que o +DI e o -DI cruzam. Se você estiver em uma posição comprada, o preço extremo é a mínima dos preços no dia do cruzamento das linhas.
Se você está em uma posição vendida, o preço extremo é o preço máximo no dia que as linhas cruzam.

O ponto extremo é usado como um ponto de disparo (gatilho) no qual você deve iniciar o trade.
Por exemplo, após receber um sinal de compra (+DI cruza acima do –DI), você deve então esperar até que o preço da ação estudada ultrapassar para cima do preço extremo (máximo nesse caso), no dia do cruzamento das linhas (+DI e –DI), e só então efetuar a compra.
Se o preço de fechamento da ação falhar nessa tentativa de vencer o preço extremo, você não deve entrar na compra do ativo, deve continuar aguardando.

No livro do Wilder (autor do indicador/sistema) ele comenta que o sistema funciona melhor em ativos que tem um valor CSI (Commodity Selection Index) alto.
Ele diz: “como regra geral, o sistema será lucrativo para ativos com ADXR acima de 25. Quando o ADXR cair abaixo de 20, então o sistema de seguidor de tendência não deve ser usado.”



NOTA 1: no link abaixo tem um tutorial sobre a variação usando o ADX Histogram com exemplos práticos e animação flash com áudio.
Vale a pena conferir. OBRIGADO M.T.
http://www.4shared.com/file/53388036/99ec71fa/H-ADX.html

NOTA 2: antes de usar o sistema, precisa praticar no papel. Simule nas ações que gosta, verifique o valor do ADXR, e veja se os pontos de compra seriam satisfatórios para seu perfil de trader.

5 comentários:

HouseMD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

dmne,

Tá muito legal o blog, parabéns. Vou passar a acompanhar. Tira uma dúvida: os preços extremos não estão invertidos no seu texto (onde está mínimo, não deveria ser máximo, e vice-versa?).

"A regra do ponto extremo necessita que seja observado o “preço extremo” no dia em que o +DI e o -DI cruzam. Se você estiver em uma posição comprada, o preço extremo é a *mínima* dos preços no dia do cruzamento das linhas.
Se você está em uma posição vendida, o preço extremo é o preço *máximo* no dia que as linhas cruzam."

Gde abraço,

Rafael (rpacheco da Banif).

Jethur disse...

DMNE
Muito bom seu blog.

Uma dúvida. Como faço para colocar a ferramenta do HADX nas ferramentas do Banif. Já baixei os arquivos para quando vou colocar lá não deu certo. Voc~e tem um passo-à-passo?
Grato e parabéns !

Unknown disse...

Jethur, a fórmula em sí está em um txt dentro do zip do H-ADX. Agora, para inserir a fórmula no BIDS, siga o tutorial do video:

http://www.4shared.com/file/46904746/964d099e/Formulas_BIDS.html

Abraço,