Analisando os gráficos diarios do Índice BOVESPA, da Petrobras (PETR4) e da Vale (VALE5) verificamos algo semelhante. É claro que isso é esperado uma vez que a Vale e Petro representam o principal volume negociado e tem maior representação na formação do índice.
VALE5 – atingiu o valor de R$34 no intraday, que é uma resistência que pode ser vista no gráfico. Desde maio/junho de 2009 não foi quebrada, e parece que não será hoje. Talvez no final da semana ou na semana seguinte, mas não acredito que 3a-feira 25-Ago seja rompida essa resistência. Deixou um candle de reversão (martelo) em cima da banda superior de bollinger. Tem tudo para cair.
PETR4 – testou os $34 que se mostraram uma resistência após ser rompido em maio (onde chegou a testar os $35), mas não teve força e recuou. Desde junho é a primeira vez que chega nesse valor, e deixou um candle de reversão (engolfo de baixa) também sobre a bollinger superior.
IBOVESPA – desde a retomada da alta pós crise 2008, foi a primeira vez que chegou aos 58k. Chegou com força, mas nesse ponto está na dúvida se rompe ou se realiza. Deixou um candle de reversão também como as outras duas analisadas, e tem tudo para cair.
Não acredito que será uma queda forte, mas alguma realização de lucros será feita pelos investidores e provavelmente trará tanto o índice como a VALE5 e PETR4 próxima a média móvel 21 onde poderemos tentar comprar novamente. Por enquanto a compra está prejudica, os preços parecem esticados e esse candle de reversão deixado é um sinal forte para ficar fora… e para quem está comprado ajustar o stop loss.
Quem gosta de opções, pode ser uma oportunidade de montar uma trava de baixa para fazer uma operação bem rápida.
MAS, apenas podemos ter certeza que o candle é de reversão se amanhã (25-ago) tivermos uma queda.
Quem gosta de operar na venda desses ativos (contra tendência)deve colocar uma proteção de Start Compra acima da máxima de hoje (24-ago).
Sem proteção… não se deve operar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário