Já as escalas logarítmicas apresentam uma variação percentual (são conhecidas como semi-Log pois o logaritmo só se aplica ao eixo dos preços, ficando o eixo do tempo inalterado).
Se um título sobe dos $5 para os $10, isso representa uma subida de 100%. Se alguns anos mais tarde sobe dos $100 para os $105, a mesma mudança de $5 vai representar apenas uma variação de 5%!!
O que o conceito de escala logarítmica defende é que não devemos olhar para essa mudança de $5 de forma igual, pois na realidade essa mudança não é igual.
Pelo contrário, na prática a mudança é 20 vezes inferior, para os mesmos $5 de alteração.
A literatura defende que as escalas logarítmicas sejam utilizadas sobretudo num espaço de tempo mais alargado, pois são nesses espaços de tempo que as mudanças percentuais são mais evidentes.
Para o curto e mesmo o médio prazo, é quase irrelevante utilizar uma ou outra escala (excepção feita a títulos com alta volatilidade) pois o resultado final é muito semelhante.
(E já agora, porque é que essa adaptação é mais eficaz à escala logarítmica? Porque os mercados tendem a evoluir de forma exponencial a longo prazo, e não de forma linear).
Um comentário:
marcio, éo Ricardo Dallalana. Acho que anotei seu celular com algum numero erado. me liga por favor !
Abs !
Postar um comentário