Como falado anteriormente, seria interessante esperar um candle de reversão. Esse candle parece ter chegado. O gráfico mostra um "doji" que caracteriza reversão. Para ter certeza, é necessário esperar o próximo candle para confirmar, mas já permite uma entrada agressiva na abertura do próximo pregão.
AVISO LEGAL: Investir e negociar na bolsa envolve risco financeiro e não é recomendado para qualquer um. Nenhuma análise ou discussão/comentário ou gráficos e imagens publicadas devem ser consideradas como recomendação de investimento.
Todas as informações são com a finalidade exclusiva de educação e conhecimento de técnicas.
Caso o leitor decida investir em ações será por conta e risco próprio onde ninguém poderá ser responsabilizado por lucros ou perdas.
sábado, 27 de dezembro de 2008
USIM5 - hora de entrar?
Como falado anteriormente, seria interessante esperar um candle de reversão. Esse candle parece ter chegado. O gráfico mostra um "doji" que caracteriza reversão. Para ter certeza, é necessário esperar o próximo candle para confirmar, mas já permite uma entrada agressiva na abertura do próximo pregão.
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
USIM5 - (continuação...)
Quem esperou se deu bem. Quem acreditou no DOJI e vendeu, se deu melhor ainda.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
USIM5 diário
Usiminas e várias outras estão mostrando o mesmo padrão.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Como traçar linhas de tendência?
Estou perguntando pois utilizo com os fechamentos...
Existe muita discussão em torno disso. Também sobre usar as medias móveis simples ou exponenciais... (já tratamos em outra postagem do blog).
Muitos usam conectar os máximos e minimos dos candles por acreditarem que o preço chegou uma vez lá e isso é um marco!
Outros acreditam que se o candle fechou fora do mínimo/máximo é porque o mercado desconsiderou o preço mínimo/maximo, ou seja, considerou como algo não real.
(Nesse gráfico, a linha de tendência ainda não terminou e teremos pelo menos duas resistências ao aproximarmos das linhas traçadas.)
Não gosto de dizer qual é o certo, ou se uso apenas um ou outro (na verdade uso os 2).
O IMPORTANTE no meu modo de ver é quando conectar os máximos (ou mínimos) você verificar os rompimentos dessa linha e ser consistente com seu traçado gráfico. Se conectar os fechamentos (que é o que faria se usasse o gráfico de linhas ao invés de candles) deve verificar se seu gráfico respeita as linhas traçadas (consistência).
Se misturar pode dar tudo errado e não entender o que está fazendo.
NA PRÁTICA eu traço as linhas para tocar o maior número de pontos dos candles analisados... sejam esses pontos máximos/mínimos ou fechamentos. Alguns candles até são atravessados no meio (algumas vezes...).
É o estilo de cada grafista.
No gráfico tracei pelos máximos (dois primeiros círculos anotados) e atravessou vários candles e no final mostrou que a linha de tendência foi rompida com gap de alta. Parece fazer sentido.
Na figura abaixo, tracei por outros máximos, e a linha de tendência ainda não foi rompida. Podemos verificar que os prexos chegaram próximos da linha. Se usarmos como pontos de venda, poderíamos ter perdido a venda por nunca (ou quase nunca) ter chegado na linha. Por não ter rompido, teremos uma resistência nessa linha em breve.
Manter a consistência significa operar segundo seu gráfico. Quando chegar na resistência é hora de vender (não comprar!).