sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Lei máxima dos stops

(Esse posto foi "inspirado" no post do Ricardo, meu amigo da ARCO TRADING)

Os stops automáticos, em sua maquiavélica vida, sempre se unem aos grandes tubas para nos sacanearrem... vamos ver como:

Situação 1
Zé Afranio tinha umas merrecas 02-set e apostou tudo em GFSA3 e colocou seu stop (eheheh os tubas adoraram). Dia 03-set abriu gapada para baixo e pulou os top do afranio que estava trabalhando e entregou parte de seu capital aos tubarões.

Situação 2
Zé Afranio, como dores na região glútea, resolveu ficar esperto e comprar no gráfico diário mas como não queria mais correr riscos aumentou (baixou) o stop e foi trabalhar. Dessa vez os tubas chacoalharam a roseira (expressão para uma venda grande que vá até onde estão os stops gráficos, derrubando todos eles) e agora zézinho que achava estar protegido entregou seu dinheiro novamente.

Resumindo
Stop automático pula quando o mercado desaba e te dá violino quando o mercado sobe. Você, eu e o Zé afranio, sempre perdemos... os tubas com seus computadores automáticos de trade (que na minha opiniao deviam ser banidos pois desigualam a máxima de que na bolsa basta ter competencia para ganhar), sempre ganham.

Por isso que eu sempre procuro ações com grande volume negociado e muitos negócios diários. Gosto também de ações com baixo spread no livro de ofertas (diferençca entre compra e venda). E para ver se meu trade está dentro do controle de risco estipulado, faço as contas não com a posção do disparo do stop, mas sim do valor da ordem de venda enviada após o disparo.

Melhor tomar violinada e vender a valores baixos do que ficar sem stop no trade ou ter o stop pulado e ver os preços caírem sem parar.

Bons trades a todos!

(ref.: http://arcotrading.blogspot.com)