quinta-feira, 24 de março de 2011

Simplificando as GREGAS das opções

As chamadas "gregas" de uma opção são, tecnicamente, derivadas parciais do preço da opção em relação a uma ou mais variáveis que são fornecidas como entrada. Ou seja, dizem o que acontece com o preço da opção se as condições do mercado mudam.


Como qualquer cálculo financeiro, as gregas SUGEREM o que vai acontecer com o preço da opção. É claro que na prática o mercado pode comportar-se de maneira diferente. Quando o preço de uma opção no mercado foge do valor teoricamente previsto, quem leva a culpa é a volatilidade, daí o conceito de "volatilidade implícita" - a que faz teoria coincidir com mercado.
As fórmulas das gregas podem ser facilmente obtidas na Wikipedia, e são realmente muito complexas. Não seria nada prático calculá-las à mão.

DELTA: Diz quantos centavos o preço da opção vai subir, se o preço da ação subjacente subisse $1. Por exemplo, delta é igual a 0.7123. Ou seja, a opção sobe 71 centavos para cada $1 real de aumento em VALE5. 
Delta também varia com a variação dos preços,…:

GAMA: Indica quanto o DELTA iria variar, quando a ação subjacente subisse $1. Para o exemplo, gama = 0,0628. Ou seja, se VALE5 subisse de 32,06 para 33,06, o Delta já passaria a ser de 0.7751.
Matemáticamente falando, o delta é a derivada parcial do valor da opção em relação ao preço da ação, e o gama é a segunda derivada parcial das mesmas variáveis.
Fisicamente falando, o Delta é a velocidade da variação dos preços das opções e o Gama seria a aceleração dos preços das opções.

THETA: Indica quanto o valor da opção irá mudar pela passagem do tempo. O theta por exemplo é igual a -0.0621/dia. O resultado é sempre negativo, pois na verdade o valor da opção é quase todo uma conseqüência do futuro incerto. Na medida que o tempo passa, o valor da opção vai caindo.
Quando a opção está há poucos dias de expirar, o THETA cresce muito depressa, em particular para opções fora do dinheiro (que vão virar pó). Quem quer comprar opções tem de ficar de olho no theta sempre.

Delta, gama e theta são as "gregas" mais importantes para avaliar investimentos simples em opções, pois indicam o potencial de valorização rápida (delta) e o desgaste pelo tempo (theta).

Das três, delta tem a maior importância teórica pois é o conceito central do cálculo de Black&Scholes: comprar "delta" ações e tomar um certo valor emprestado no banco gera o mesmo retorno que comprar opções, logo o valor dos dois é igual. No caso do mercado brasileiro, com as opções líquidas sempre muito perto do vencimento, o theta acaba sendo mais importante.

VEGA: mudança do preço da opção quando a volatilidade subir 1%. Menos útil porque a volatilidade teórica acaba sendo sempre substituída pela volatilidade implícita, fazendo o preço da ação bater com o mercado, o que nos permite obter deltas, gamas e thetas mais consistentes.

RHO: mudança de preço da opção quando a taxa de juros muda 1%. Atualmente menos útil pois as taxas de juros não mudam muito, nem muito rápidamente, e o curto prazo das opções no Brasil deprime muito o efeito dos juros no seu preço.

Para quem quiser um calculadora das gregas, pode encontrar no link. Fácil de usar.
http://www.blobek.com/black-scholes.html

(visitem meu blogspot: http://dmne.blogspot.com)