domingo, 25 de abril de 2010

Curiosidade sobre as Gregas

Estava estudando e preparando um material que usarei em breve num curso de opções, e qual foi minha grande surpresa?

Isso que irei escrever poderá chocar a muitos que lerem esse post, mas eu mesmo fiquei chocado e tive que procurar em vários locais para confirmar a informação.

Eu, nos meus estudos de grego durante a faculdade de engenharia (todos sabem que engenheiros, assim como matemáticos, estudam grego) aprendi várias letras: Delta (maiúsculo e minúsculo), Tau, Sigma, Lâmbda, Rho, Mu (Mi), Nu (Ni), Pi, Alpha, Beta, Gamma, Tetha, Ômega, Psi, Fi, Qui (Chi), e outras.

Mas, qual é a afirmação que irá chocar a vários leitores?

NÃO EXISTE A LETRA GREGA VEGA!!!!!

Podem consultar na internet, em seus livros de matemática, nas “colas” usadas nas provas de eletricidade básica, cálculo, física, estatística e outras…

Mas, se não existe a tal de VEGA, por que será que os autores do trabalho de precificação que tornou tão popular as gregas (Black and Scholes) não escolheram realmente outra letra grega que existisse? Inclusive o símbolo usado para o VEGA é a letra grega Nu (ou Ni).

CodeCogsEqn(6)

Aguardo comentários e quem souber o por quê, fique a vontade de postar aqui. 

Abraço a todos e bons trades na semana que está entrando!

(visite meu blogspot: http://dmne.blogspot.com)

(o site http://www.codecogs.com permite criar equações e baixar para usar em textos e trabalhos. Gratuito, fácil de usar e bom resultado final. Visite!)