quarta-feira, 24 de junho de 2009

Aversão ao risco de ganho vs. Aversão ao risco de perda

Um experimento esclarecedor:
Kahneman e Tversky afirmam que os investidores agem de forma diferente quando estão expostos a lucros e a perdas, sendo muito mais avessos a retornos negativos do que propensos a rendimentos positivos da mesma magnitude.
Em seu experimento clássico, os psicólogos apresentaram dois esquemas, sendo que os entrevistados deveriam escolher entre uma das duas possibilidades em cada um dos esquemas:

  • Esquema 1: um ganho de $ 3.000 com 100% de certeza ou 80% de probabilidade de um retorno positivo de $ 4.000.
  • Esquema 2: uma perda de $ 3.000 com 100% de certeza ou 80% de chance de um prejuízo de $ 4.000.

Resultados do experimento
No Esquema 1, a alternativa com certeza - ganho de $ 3.000 - foi preferida por 85% dos participantes do experimento. Embora a escolha mais frequente possua um retorno menor frente ao valor esperado da outra opção - $ 3.200 ($ 4.000 x 0,80) -, isto, por si, não representa uma das "anomalias" do mercado, pois apenas indica aversão ao risco.
Contudo, no Esquema 2, 92% dos entrevistados escolheram a opção com risco - ter um prejuízo de $ 4.000 com 80% de probabilidade -, refletindo a preferência por um caminho cujo valor esperado ($ -3.200) indicava uma perda maior. Ou seja, neste caso não há aversão ao risco.
Esclarecendo um pouco mais, as pessoas foram avessas ao risco quando expostas aos possíveis resultados positivos, e amantes do risco ao se depararem com uma situação de perda potencial. Daí se configura a anomalia.
Não há motivos racionais para ter preferências diferentes quando se trata de lucros ou prejuízos. Afinal, o prejuízo nada mais é do que um lucro negativo. (continua........)

(link para artigo completo: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=703696&path=/investimentos/acoes/ )

Isso explica porque muitas vezes trades que foram para o lado errado são mantidos a duras custas ($$), o investidor provavelmente analisou de forma errada e se submeteu ao risco grande de perda ao invés de se submeter ao risco grande de lucro.
Se conseguirmos ter a mentalidade de se arrisca para ganhar ao invés de se arriscar para perder teremos muito mais chances no mercado. Inclusive com operações de opções.

Bons trades!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Venda Coberta Ativa e Passiva

Tem sempre coisa nova e termos novos aparecendo.

Aqui vai minha impressão sobre venda coberta ativa e passiva.

Eu diria que venda coberta ativa (VCA) é quando o trader faz o lançamaneto coberto (ATM ou ITM) acreditando que o ativo atingiu uma resistência e irá recuar, está querendo ver o mercado virar para baixo e o circo pegar fogo, e suas opções que estavam com prêmio GORDO virarem pó e embolsar um belo dinheiro.

Venda coberta passiva (VCP) eu me atreveria a dizer que é o trader que fez o lançamento de opções OTM acreditando que o movimento de alta não chegará no seu preço de exercício virando pó e embolsando um lucro menor que o trader que fez VCA.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

A base de dados de ativos da OperAção Consultoria agora é ajustada

A base de dados do Grapher OC (compativel com Metastock) agora está ampliada para 520 ativos da Bovespa e está disponível gratuitamente com o GrapherOC 1.04 (ou na seção de downloads do site da Operação Consultoria).

Os ativos estão ajustados para proventos em dinheiro (dividendos, juros sobre capital prórprio – JCP, etc), bonificaçõesm subscrições, desdobramentos e grupamentos de ações.

Até onde eu sei é a única base de ativos BOVESPA ajustada, ampla e GRATUITA disponibilizada na internet.

Além disso, a facilidade que existe para atualizar a base de dados com apenas 1 clique é uma funcionalidade extraordinária. Não é necessário entender de programação, usar programas de conversão para deixar compatível com o Metastock, saber o link da bovespa para baixar os dados diariamente, ou então ter que entrar no site de terceiros que já baixaram e converteram o arquivo para ficar compatível. Não precisa usa o The Downloader do metastock.

Muito fácil. Apenas 1 clique e baixa a base de dados do dia escolhido.

Gratuita? Bem, não é necessário pagar para baixar, ou não precisa pagar dinheiro.

Apenas precisa cadastrar no site um usuário e senha para ter acesso à facilidade de 1 clique para baixar. Mas, estamos todos acostumados com o mercado de ações e conhecemos a máxima de Wall Street: “no free lunch!”

Além da newsletter mensal (que está longe de ser spam) que traz

uma análise do mercado de forma muito didática, o usuário saberá sobre atualizações do Grapher OC e novas funcionalidades implementadas.

Se não quer instalar, assista o vídeo demonstrativo (apenas 5 minutos) anexo acima, ou no link: Vídeo Demonstração

http://www.operacaoconsultoria.com.br/grapherOC.asp.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Investir em opções não é loucura!

Muitos acreditam que investir em opções é o mesmo que apostar na loteria, comprar um bilhete da loteria federal, roleta de cassino, caça níqueis, etc…

Na minha modesta opnião é bem diferente disso. Quem acredita na lista acima é porque não conhece do que se tratam esses derivativos.

Se o investidor é capaz de analisar um ativo (por exemplo VALE5 ou PETR4) ele é bem capaz de concluir que o ativo está com maior tendência de subir do que cair (ou vice-versa). Pode ainda concluir que o ativo analisado está numa congestão e isso pode demorar um pouco para definir o rumo e dessa forma decide não comprar o ativo.

Se o intestidor entender como as opções funcionam, ele poderá facilmente decidir que pode comprar uma opção e aproveitar a alta do ativo, pode decidir fazer uma operação vendida se entender que o momento será de uma correção (queda) ou então aproveitar a “vida curta” da opção e abrir venda para ganhar o prêmio da opção.

Muitos se assustam quando falam nas “gregas” e correm das opções. Gregas não são um “bixo-papão” que mora em cima do telhado esperando a oportunidade de engolir o investidor (ou o dinheiro do investidor). Também não é verdade que apenas os grandes bancos e fundos são os que sabem ganhar com as opções.

Uma operação bem simples que muitos investidores são desencorajados de realizar é a compra de opções “à seco” como dizem por aí (naked buy).

Se o investidor costuma arriscar 1% ou 2% de seu capital em operações no mercado à vista, ele pode continuar com essa estratégia e controlar seu risco na operação de compra de opções.

Supondo que ele tenha o capital de R$100k, 2% correspondem a R$2k.
Isso significa que o investidor ao enXergar uma possível alta em PETR4 pode comprar uma opção de compra de PETR4 no dinheiro (por exemplo PETRF34 ou PETRF36) e deixar subir. Quando o ativo PETR4 atingir um ponto de resistencia ou formar uma figura de reversão, o investidor pode vender suas opções compradas e apurar o lucro.

Viu, não precisa ter medo. Uma operação simples com total controle de risco. Caso o trade vá para o lado errado e até o vencimento da série comprada não suba, o máximo que o investidor perderá serão os 2% que se comprometeu no trade.

IMPORTANTE: para os novos em opções eu recomendo um curso ou estudo por conta própria uma vez que as opções tem data de vencimento e valor de exercício. Se o investidor escolher a opção errada ou operar próximo ao dia do vencimento o investidor poderá perder seu capital por melhor análise que tenha feito. Mas, entendendo as datas de vencimento e os valores de exercício fica muito fácil de fazer essa operação e ter o risco muito bem controlado.

Se tiver dúvidas, coloque nos comentários que responderei em uma nova postagem sobre opções.