sábado, 27 de dezembro de 2008

USIM5 - hora de entrar?


Como falado anteriormente, seria interessante esperar um candle de reversão. Esse candle parece ter chegado. O gráfico mostra um "doji" que caracteriza reversão. Para ter certeza, é necessário esperar o próximo candle para confirmar, mas já permite uma entrada agressiva na abertura do próximo pregão.

A diminuição do volume ajuda a mostrar que a correção foi fraca e deve ter terminado.

Essa confirmação seria abrir em gap de alta e fechar um candle positivo, ou seja, valor superior ao da abertura. O STOP LOSS para quem entrar na compra deve ficar logo abaixo de R$24.66
Ou, se abrir em gap de alta deve ficar no valor do fechamento desse candle doji, ou seja, R$ 25.40

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

USIM5 - (continuação...)


Quem esperou se deu bem. Quem acreditou no DOJI e vendeu, se deu melhor ainda.

VEjam que caiu. Fez o pull back

Então chegou a hora de entrar?

NÃO! Apenas recuou para a linha de suporte traçada, mas precisa mostrar que irá subir novamente, ou romper e continuar caindo. 

Se abrir em gap de alta, pode entrar na compra e colocar STOP LOSS na minima do candle de hoje (23-dez)

Se abrir caindo, pode entrar na venda com START (compra para sair da posição) também na mínima de hoje (ou levemente acima).

Para maior certeza seria bom esperar, ver um candle de reversão e entrar apenas no dia seguinte confirmando a reversão.

O volume nessa queda foi baixo tirando um pouco de sua agressividade. Temos tudo para reverter sobre o suporte, e subir.

Feliz Natal para todos!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

USIM5 diário


Usiminas e várias outras estão mostrando o mesmo padrão.

Fizeram fundo, um topo seguido de pull back, um fundo acima do anterior e um topo acima do anterior. Essa sequência de topos e fundos ascendentes caracteriza o pivot de alta. A tendência primária ainda é de baixa, mas já temos um pivot de alta pequeno formado.

Pelas linhas traçadas já dá para ver um canal de alta (secundário) se formando. 

Mas, é hora de entrar comprado?

Não. Nesse momento é hora de esperar. Estamos com a USIM5 chegando próximo de um topo anterior (que por natureza é uma resistência), tocou na média móvel exponencial 50, está se aproximando do topo do canal traçado e da banda de bollinger superior. Muita resistência junta. 

ATENÇÃO! Muitos investidores sem experiência se empolgam e compram. O momento é de esperar um novo pull back para ai entrar na compra se mostrar que irá virar para cima.

Nesse momento, as resistências todas presentes, e um DOJI mostrando que uma reversão pode ocorrer, ou seja, o pull back.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Como traçar linhas de tendência?

Me perguntaram:

Dúvida de AT: As LTA e LTBs devem ser traçadas unindo os preços de fechamento ou as máximas? Qual seria a diferença?
Estou perguntando pois utilizo com os fechamentos...

Existe muita discussão em torno disso. Também sobre usar as medias móveis simples ou exponenciais... (já tratamos em outra postagem do blog).

Muitos usam conectar os máximos e minimos dos candles por acreditarem que o preço chegou uma vez lá e isso é um marco!

Outros acreditam que se o candle fechou fora do mínimo/máximo é porque o mercado desconsiderou o preço mínimo/maximo, ou seja, considerou como algo não real.


(Nesse gráfico, a linha de tendência ainda não terminou e teremos pelo menos duas resistências ao aproximarmos das linhas traçadas.)

Não gosto de dizer qual é o certo, ou se uso apenas um ou outro (na verdade uso os 2).

O IMPORTANTE no meu modo de ver é quando conectar os máximos (ou mínimos) você verificar os rompimentos dessa linha e ser consistente com seu traçado gráfico. Se conectar os fechamentos (que é o que faria se usasse o gráfico de linhas ao invés de candles) deve verificar se seu gráfico respeita as linhas traçadas (consistência).
Se misturar pode dar tudo errado e não entender o que está fazendo.

NA PRÁTICA eu traço as linhas para tocar o maior número de pontos dos candles analisados... sejam esses pontos máximos/mínimos ou fechamentos. Alguns candles até são atravessados no meio (algumas vezes...).

É o estilo de cada grafista.

No gráfico tracei pelos máximos (dois primeiros círculos anotados) e atravessou vários candles e no final mostrou que a linha de tendência foi rompida com gap de alta. Parece fazer sentido.

Na figura abaixo, tracei por outros máximos, e a linha de tendência ainda não foi rompida. Podemos verificar que os prexos chegaram próximos da linha. Se usarmos como pontos de venda, poderíamos ter perdido a venda por nunca (ou quase nunca) ter chegado na linha. Por não ter rompido, teremos uma resistência nessa linha em breve.

Manter a consistência significa operar segundo seu gráfico. Quando chegar na resistência é hora de vender (não comprar!).