segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ferramenta para análise de gráficos

Já testei várias plataformas gratuitas (e não gratuitas). Gosto muito do Metastock por ter vários indicadores gráficos e por ser possível programar fórmulas novas, mas no final fico com as fórmulas já existentes por servirem aos meus propósitos.

O site ADVFN possui uma ferramenta para análise técnica que gosto principalmente pelo fato de ser realtime nos gráficos intraday, porém não podemos usá-lo off line, é preciso estar conectado para baixar o applet Java e rodar.

O Yahoo também tem um interessante, porém não é realtime, mas tem um help bom e tutoriais para aprender sobre análise gráfica.

Agora, a Operação Consultoria (www.operacaoconsultoria.com.br) lançou uma ferramenta que funciona off line e por ser gratuita aos investidores não profissionais do mercado (ou seja, nós) onde podemos instalar nos computadores de nossas empresas sem estarmos ferindo políticas de uso de software não originais ou legalizados.

O mais interessante sobre essa ferramenta é a facilidade de uso e por usar a base de dados que já possuímos do Metastock (mesmo formato) não precisamos a nos adaptar a uma nova base de dados, basta direcionar para o diretório que já possuímos nossa base de dados.

Para quem preferir usar o Metastock que já está acostumado, pode usar o GRAPHER O.C. para atualizar a base de dados. Com apenas um clique em "atualizar", o GrpaherOC busca o arquivo de atualização diária no site da Bovespa e converte para o formato Metastock, sem a necessidade de rodar o "The Downloader.

Um tutorial em vídeo dá um belo Jumps Start para podermos iniciar o uso da ferramenta. Como sabem sou adepto do método KISS (Keep It Simple S...) e a ferramenta da Operação Consultoria oferece estudos gráficos básicos que atendem a necessidade de 95% ou mais dos investidores. Quem sabe essa ferramenta não evolui e permite de forma simples (ou seguindo o padrão de programação do Metastock) inserirmos nossas próprias fórmulas e assim termos um pouco mais de flexibilidade nas nossas análises e indicadores escolhidos.

Experimentem e deixem suas sugestões de melhoria, ou "bugs" encontrados nos comentários para que os programadores possam evoluir na ferramenta.

Acessem o link para baixar gratuitamente e começarem a usar. Podem passar o link para seus amigos e divulgarem a outros.
http://www.operacaoconsultoria.com.br/grapherOC.asp

Para assistir a uma demonstração: http://www.operacaoconsultoria.com.br/video_gratis.asp?id_video=1003

Exemplo de gráfico gerado:

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Simplificação de processos

Havia em um país distante uma tradição de se assar porcos para as festas populares do calendário deles, umas 3 festas no ano.
A atividade de assar os porcos, consistia em soltar vários porcos em uma floresta previamente demarcada, e atear fogo na floresta inteira.
Ao final do incêndio, os assadores iam recolher os porcos e temperá-los para servir.
Chegando um estrangeiro no país, foi recebido pelo presidente deste, e depois de ver o procedimento acontecer resolveu sugerir:
Porque vocês não pegam os porcos e colocam em fornos para assar, ao invés de queimar uma floresta inteira?
Ao que o presidente falou:
Não ouse falar isso em público .  Vai ser considerado um herege, um louco , vai ser  apedrejado e esquartejado.
O estrangeiro então ousou perguntar porque não era melhor simplificar.
O presidente respondeu:
Segundo os nossos economistas , isso seria um desastre total.
O dinheiro da cidade circula em torno do reflorestamento, pessoas trabalham nisso, outras pessoas vendem as mudas de plantas, outras treinam os porcos para ficarem parados diante de um incêndio contratamos pessoas para calcular o tempo de incendio, outras para avaliar a velocidade do vento , a previsão de chuva , enfim ...
Sua idéia simplista levaria a uma recessão sem precedentes, por isso é inconcebível economicamente.
Falou então ao visitante, com um ar de autoridade "quase americano":
No seu país não tem economistas?!?

(O Artigo Porcos assados original foi publicado em espanhol em Juicio a La Escuela Cirrigliano, Forcade Tllich - Editorial Humanitas Buenos Aires, 1976 , e circulou entre os alunos do curso de pós-graduação da Universidade de Piracicaba em 1981. A sutileza com que o autor satiriza um dos problemas de nossos tempos fez com que imediatamente o texto chamasse a atenção de alunos e professores, convertendo-se em tema de conversas e debates até hoje.)

domingo, 16 de novembro de 2008

Mini Contratos do Índice, cuidado!

Tenho recebido comentários de pessoas que tiveram ordens enviadas para a BM&F e receberam confirmação de execução da ordem (através do site da corretora), confirmaram a custódia do contrato comprado, mas na verdade a ordem havia sido cancelada pela BM&F (pelo menos é o que o atendimento da corretora informou).

Com isso, o trader achou que estava dentro do trade quando não estava. Isso é até "aceitável" quando o trader não perde e não ganha dinheiro.

Mas, ouvi casos onde o trader quis encerrar uma posição vendida, pois o mercado deu sinais de virada para alta, e o mini contrato do índice não foi comprado (zerando posição) como indicado pelo site da corretora. E isso causou problemas para o trader uma vez que o trade que ele havia iniciado não foi encerrado na hora correta e se tornou um trade perdedor.

Caso isso aconteça com você, guarde toda a documentação referente às ordens enviadas, confirmações de envio (por email), impressão da tela do site da corretora (print screen) mostrando o saldo e a custódia, e reclame com todos que puder. Ligue no atendimento da corretora, ligue para a BM&F e fale com o onbudsman, envie email para BM&F, para a CVM, para o ministro da fazenda, para o Ben Bernake, para o Alan Greenspan, etc.

Será bem difícil reverter o prejuízo. 

Dizem que isso é um problema do sistema da BM&F e que com a Bovespa é diferente e não ocorre isso. Vejo muitas reclamações sobre isso, mas quase nenhuma onde a Bovespa seja envolvida (com compra de ações e opções).

Acho que vale a pena iniciarmos um movimento de solicitar a modernização dos sistemas da BM&F para evitar que erros básicos como esse parem de ocorrer.