segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CIRCUIT BREAKER acionado na Bovespa



A BM&FBovespa paralisou os negócios desta segunda-feira (29) depois da queda superior a 10% do Ibovespa, que chegou a 45.622 pontos. Isso coincidiu com a votação nos EUA que rejeitou a proposta de "salvamento" do sistema bancário de crédito. Vejam no gráfico anexado o período em que o índice IBOV ficou "parado" (por volta das 15h) e vejam também a correlação entre o IBOV e o DJI. Quando o DJI despencou, foi o momento que acionamos o Circuit Break na Bovespa.

A bolsa parou porque a BM&FBovespa utiliza uma ferramenta chamada Circuit Breaker, também usada em outros mercados no mundo, que entra em ação para amortecer movimentos bruscos, rebalanceando as ordens de compra e venda.

A BM&FBovespa define o instrumento como "proteção à volatilidade excessiva em momentos atípicos de mercado"

Quando os negócios atingem o limite de baixa de 10% em relação ao fechamento anterior, a bolsa interrompe o pregão por 30 minutos.
Após este período, caso os negócios estendam as perdas, chegando a uma desvalorização de 15% em relação ao pregão anterior, os negócios são interrompidos por uma hora
Tal fato ocorreu em 11 de setembro de 2001, quando o Circuit Breaker foi acionado e os negócios suspensos depois dos ataques terroristas nos EUA.

Na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) o sistema também é usado, porém com regras diferentes. Quando os negócios chegam a uma queda de 1.350 pontos em relação ao último pregão, antes das 14h00 (horário de Nova York), a negociação é suspensa por uma hora. Se isso acontecer entre as 14h00 e 14h30 da tarde o pregão é interrompido por 30 minutos. Depois deste horário a Bolsa não intervém.

Quando as perdas se acumulam para o patamar de 2.700 pontos, antes das 13h00, o pregão é interrompido por duas horas, por uma hora entre 13h00 e 14h00 e pelo restante do dia se o nível for atingido após as 14h00. Se mesmo depois das interrupções o mercado seguir em queda e atingir uma desvalorização de 4.050 pontos, o pregão é interrompido por todo o dia, independentemente do horário em que isso ocorrer.

LIMITES DE OSCILAÇÃO
Na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) o sistema é diferente, já que não existe um Circuit Breaker, mas limites de oscilação, ou seja, os negócios não são interrompidos.

Para os contratos de Ibovespa futuro, por exemplo, o limite de oscilação é de 8% (verificar no site da BM&F, atualmente está em 10% e pode ser modificado) sobre o preço de ajuste do dia anterior do vencimento. (Aqui inclui-se os mini-contratos também.)

Nos negócios de dólar comercial, o limite é de no máximo ou mínimo 5% para o 1º vencimento em aberto.
fonte:

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sadia, essa queda de -35% não era prevista, mas...

Ninguém poderia imaginar que a SADIA (SDIA4) iria encerrar uma operação cambial com prejuízo de $700mi. Isso que não estava computado no balanço como prejuízo, causou uma fuga dos investidores vendendo os ativos a qualquer preço e derrubando mais de 30% o valor das ações. Não acredito que os fundamentos da empresa mudem, fica apenas um prejuízo registrado, mas as vendas continuarão, lançamento de novos produtos, volume fabricado, etc. Talvez por causa do câmbio estar desvalorizando o real, e a economia desacelerando, as exportações podem recuar mas o câmbio pode compensar a diminuição de vendas externas.

MAS, olhando os gráficos da SDIA4, o que vemos?

(retirei o candle de 26-set para não distorecer o gráfico)
Até ontem olhando o gráfico semanal, temos um OCO meio torto que foi rompido. Um objetivo desse seria a faixa entre $6.50 e $7.50 onde pode achar algum suporte. Após o rompimento, fez um martelo (de Thor) de grande amplitude indicando uma possível reversão na semana seguinte, o que não ocorreu, e na última semana um candle horroroso de baixa invalidando qualquer possibilidade de alta. As medias EMA9 e EMA21 estavam cruzadas para baixo indicando tendência de baixa (simples assim identificar a tendência). E o OBV indicando baixa, não havia divergência.
Já no gráfico diário, tracei uma longa linha de tendência primária de alta, que foi rompida junto com o OCO. As EMA9 e EMA 21 já estavam cruzadas para baixo desde o segundo ombro do OCO, e nesse mesmo ombro tivemos um topo duplo mostrando a resistência que tem nesse ponto.
No gráfico com zoom diario, vemos o canal de tendência terciaria de baixa que Sadia está trabalhando. Apesar de estar na base do canal, o canlde não era de reversão, não havia divergências e o volume estava aumentando junto com a queda. Isso é sinal de continuação.
Sorry para os comprados!

Façam esse exercício de imprimir o gráfico (no papel ou eletronicamente para economizar tinta da printer) anotando um texto com os motivos que levaram a comprar ou vender.

Anote também os pontos de stop loss e gain para sair.

Após encerrar o trade, verifique os acertos e erros, e ajuste a estratégia. Coloque aqui nos comentários para discutirmos erros/acertos.

Todos cometemos erros. Importante é aprender com o dos outros mais do que com o próprio dinheiro.

Comprar a esmo e colocar stop loss, não é estratégia não!

Nesse caso da Sadia, não tinha stop loss possível de segurar. Foi perda na certa! Quem viu, consegui sair nos -25% quem estava posicionado olhando o grafico semanal, verá nesse final de semana que perdeu mais de 30% apenas hoje.

Ficará a duvida de todos os comprados. Cai mais? Devo vender? Dará um repique para eu sair com dignidade com -20%?

Os de fora estão pensando... vou entrar no repique!

E se esse repique não vier? Melhor assistir e buscar outro papel. Vamos estudar os fundamentos das empresas. Hora de vasculhar os balancetes dos ativos que temos em carteira para ter certeza que não estão corrompidos de alguma forma.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

COMO IDENTIFICAR A TENDÊNCIAS DOS PREÇOS

A partir dos gráficos, podemos tirar muitas informações que nos auxiliarão a definir estratégias de investimentos. Em primeiro lugar, precisamos saber qual a tendência que o ativo (ação) está. Ou seja, precisamos saber se os preços estão em tendência de alta, de baixa ou sem tendência definida.

Existem apenas 3 tendências: de alta, de baixa ou de lado (sem tendência definida).

É bem simples definir (ou descobrir) a tendência do papel. Basta observar os fundos e os topos. Se tivermos fundos e topos ascendentes, temos uma tendência de alta. Se tivermos fundos e topos descendentes, temos um tendência de baixa. Para facilitar a visualização usamos uma reta para unir os topos e outra reta para unir os fundos. Com as duas retas traçadas definimos um canal de tendência, e consideramos que os preços irão oscilar dentro desse canal e nossa estratégia deve ser compatível com a tendência do ativo que iremos negociar.



Podemos ver no gráfico semanal da Bematech (BEMA3), figura acima, um canal de baixa que durou até março de 2008 e em seguida um canal de alta de abril até junho de 2008.

Procure em outros gráficos identificar por conta própria canais de alta e canais de baixa. É um excelente exercício. Faça em gráfico de ativos que já fez trades e verifique se entrou e saiu em local apropriado.



Nesse exemplo com o gráfico semanal da Souza Cruz ON (CRUZ3), após uma tendência de alta o ativo entrou num canal sem tendência definida. Dizemos que está andando de lado.

domingo, 21 de setembro de 2008

Limite de ganhos... (verifiquem com a BVMeF)

Depoimento de um investidor em 19-Out-2008 (aquela alta após os EUA decidirem ajudar o mercado de ações):

"Até que hoje foi bom, tirando o susto que levei quando olhei o livro de ofertas de WINV08 no final do pregão.

Comprei 3 lotinhos de WINV08 na abertura a 51900, fui para uma reunião com cliente e deixei um stop a 51000. Voltei da reunião olhei e o mercado estava em 52900, subi o stop para 52100 para garantir meu lucro e voltei para reunião.

Quando cheguei às 17:00 e olhei para o livro de ofertas, simplesmente não tinha vendedor, só tinha comprador a 53115, querendo zerar minha posição coloquei uma venda a 53300, o que aconteceu ? Minha ordem foi cancelada pelo motivo "Preço deve estar dentro do limite de oscilação mínima e máxima. (1513)".

Pensei que era erro da corretora [nome retirado] já que o livro [de ofertas] não tinha vendedor. Entrei em contato com o atendimento para reclamar e daí me informaram que eu só poderia vender no preço máximo definido pela bm&f de 53115.
Aí falei que eu vi saindo negócio a 53600, pegaram meu número de telefone e ficaram de ligar na bm&f para perguntar, quando me retornaram falaram que a bm&f cancelou os negócios que sairam a esse preço e que o preço não poderia ultrapassar os 53115 porque ia exceder o limite máximo em relação ao fechamento anterior.

Não pode ultrapassar os 8%.

Alguém sabia disso ?"


[nota do investidor]
A ordem de venda foi dada no momento em que o mercado tomava a direção do meu objetivo... a mesma foi aceita e... e o sistema BMF travou, cancelou por iniciativa dele as ordens que estavam no book, e voltou a operar e aceitar novas ordens 1k abaixo. Erro claro do sistema, e não assumiram a responsabilidade.

[nota do autor]
O investidor disse ter enviado email para BM&F e a resposta (que bom que veio) dizia que a responsabilidade de envio de ordens e de relacionamento de problemas é da corretora diretamente com o investidor isentando a BM&F de responsabilidades. (O email tinha mais detalhes, mas não resisti à vontade de resumir. :-) )

Por sorte, o mercado virou e o susto durou apenas 1 dia. Hoje (24-set) ele conseguiu encerrar a posição comprada com lucro, mas fugiu ao controle dele. Calor desnecessário.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Histórico de Quedas do IBOVESPA na última década

Estou postando abaixo uma comparação das quedas históricas da Bovespa para entendermos o tamanho relativo dessa crise.

1) queda: 62,92% , duração: 149 dias
Topo em 12339 pontos em 15/Abril/98
Fundo em 4575 pts em 11/Set/98 
(crise da Ásia)

2) queda: 56,82% , duração: 933 dias
Topo em 19046 pts em 27/Mar/00
Fundo em 8224 pts em 16/Out/02  
(bolha da internet)

3) queda: 28,21% , duração: 118 dias
Topo em 24518 pts em 13/Jan/04
Fundo em 17601 pts em 10/Mai/04
(medo do governo Lula ??) [nota por DMNE]

4) queda: 23,78% , duração: 34 dias
Topo em 42061 pts em 11/Mai/06
Fundo em 32057 pts em 14/Jun/06  

5) queda: 20,31% , duração: 47 dias
Topo em 66528 pts em 07/Dez/07
Fundo em 53010 pts em 23/Jan/08
(crise crédito imobilário USA - sub-prime) [nota por DMNE]

6) queda: 34,5%, duração: 103 dias
Topo em 73920 pts em 29/Mai/08
Fundo em 48418 pts em 09/Set/08
(crise de crédito imobiliário agravado por queda de comodities e risco de insolvência de bancos de crédito internacional, e aumento de inflação global) [nota por DMNE]

Observações:

1. Em termos percentuais a queda atual não é a maior registrada desde 1998.
2. Note como as quedas (3), (4) e (5) foram de pequena duração e profundidades cada vez menores. Acredito que isso se devia ao estado de euforia que permeava o mercado e as estimativas de que iriamos subir até 85000 pontos (!)
3. A queda atual é muito forte e pode ter alterado ainda mais o humor de pessoas de coração fraco, o que pode fazer com que o IBOV caia mais nos próximos pregões dando outro overshoot para baixo.
-----
Betty-Boop

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Duvidas Mini Índice

Alguns perguntaram, tentarei resumir.

Algumas corretoras estão fornecendo a cotação real time do mini-índice, mas não fornecem o gráfico. Permitem a negociação mas não podemos visualizar o gráfico (em nenhum período de tempo) e nem livro de ofertas.

Muitas pessoas estão usando serviços complementares para visualização gráfica. Por exemplo a ADVFN (www.advfn.com.br) fornece o gráfico atrasado (não recomendado para dias de oscilações fortes) e o real time gratuitamente. Basta cadastrar e usar.

Por ser gratuito, o serviço desconecta algumas vezes, e é necessário logar novamente. Isso aumenta o risco da operação. Já imaginou querer sair e não conseguir ver o gráfico para se definir?

Dizem que este outro serviço tem inovações interessantes, nunca usei e nem me registrei para tesetar. 
http://www.aplikar.com.br

Perguntaram também sobre a taxa de corretagem cobrada.

Tem corretora cobrando R$3.00 por operação, seja ela de compra ou de venda. O custo é bem mais baixo que cobrado por compra e venda de ações ou opções. Isso permite que fique comprando e vendendo várias vezes durante o dia conforme as oscilações ocorrem. O custo da operação fica quase despresível.

Mas, sempre coloquem seus STOP LOSS (no caso de operar comprado) e START COMPRA (no caso de operar vendido).

O START COMPRA (buy) funciona como protetor. No caso de vender um contrato e ele reverter a tendência, é necessário recomprar o contrato para zerar a posição vendida. Com isso a programação da compra automática no caso de subir acima de valor determinado de pontos dispara sua ordem de compra. Essa ordem disparada deve ser acima da cotação atual do mini-ínidice para garantir que seja executada e sua posição encerrada.


terça-feira, 9 de setembro de 2008

Mini Índice - técnica de TAINHA

Todos sabemos que estamos em tendência de baixa desde o topo histórico do Ibovespa em Junho. Operar contra a tendÊncia é muito perigoso. Ou seja, nesse momento comprar qualquer ativo que esteja em tendência de baixa é perda na certa (ou quase certa). Mas, como operar vendido?

Minha corretora não permite venda descoberto, o que fazer?

Uma opção disponibilizada por várias corretoras é operar mini-contratos e entre eles os mini-contratos do índice futuro (mini-índice). 
A operação de mini-contratos futuros permite a compra dos contratos e a venda deles com a mesma facilidade. Sem burocracias adicionais para venda. (É bem semelhante a venda descoberta que tantos gostariam de fazer e algumas corretoras não permitem.)

Uma técnica apresentada por um colega nosso (
nick name: Tainha) parece estar dando resultados positivos.

1) traçar uma MMS10 (média móvel simples) no gráfico do índice futuro;

2) construir um canal percentual (largura de 4% para cima e 4% para baixo sugerido por Tainha);

3) Analisar o gráfico por um tempo e verificar quando toca no canal superior e quando toca no canal inferior e quais os movimentos posteriores. Baseado nas suas observações, montem suas estratégias. 

Para outras informações sobre o mini-índice, siga os links abaixo.


Deixem seus comentários para podermos aprender juntos e melhorarmos nosso modo de operar.

Bons trades e ÓTIMOS lucros a todos!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

STOP LOSS, onde colocar?

Eu gosto de olhar os suportes para colocar stop loss graficamente. Sem muito mistério e sem contas matemáticas. 

Se visualiso um fundo no intraday, compro quando acredito ter revertido para cima. 
Stop loss fica na minima do dia (se entrei no fundo).

Se entro no rompimento de bandeira,
stop loss fica no ponto de rompimento (ou logo abaixo).

Se tem rompimento de triângulo, esperar o
pull back para entrar. Stop loss fica no pull back

Se está em canal de alta,
stop loss fica no fundo anterior. 

Se está em canal de baixa, NÃO COMPRAR!!!! Não precisa se preocupar com stop loss :-)

Se rompeu OCOi para cima,
stop loss no rompimento. 

Sempre tentando evitar os pontos comuns de stop tipo numero redondos. Se o stop é R$45.00, coloco em R$44.96 

Sempre analisando o controle de risco para ver se o trade com esse estope loss está dentro do controle.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

GAP de baixa.... porque gaps são importantes


Vejam o que um gap pode causar. 

Anotei no gráfico 3
gaps de baixa na PETR4. Vejam que desde junho o OBV está indicando tendência de baixa. Ameaçou subir, mas esse último gap derrubou tudo novamente. 

Hoje (05-Set-08) abrimos outro gap. Será que será de exaustão, ou seja, o último suspiro dos vendidos? Ou será de continuação confirmando a tendência de baixa?

Quando a queda terminará de verdade? Até onde os preços cairão?

Temos que esperar a resposta durante o dia e ao encerrar o pregão. Mas, passar o fim de semana comprado em PETR4... nem pensar. Deixemos 2a feira o mercado mostrar para que lado irá. 

A resposta não está nos gráficos. Está nos investidores. No coletivo que analisa as conjunturas complexas e tiram suas conclusões. 

E nós? 

Devemos seguir as conclusões que eles chegaram. Quando vermos uma tendência, devemos seguir. 

E o PÂNICO que controlamos a uma ou 2 semanas atrás? Vencemos o pânico e o efeito manada. Mas, não subiu e quem saiu no pânico se deu bem. 

Analise suas estratégias, os objetivos, se precisará do dinheiro para mês que vem, se tem dívidas para pagar. Reinicie sua poupança e quando o mercado for de alta, entre novamente aos poucos posicionando o stope loss corretamente.

Se souber operar mini-índices, opere principalmente na venda. Não esqueça de posicionar o stop loss. Sempre existe a possibilidade da reversão ocorrer.